Batata Doce Engorda?

A batata doce é um alimento versátil e nutritivo que pode ser encontrado durante qualquer época do ano.  Pessoas que praticam atividades físicas e frequentam academia são consumidores assíduos deste vegetal. Entretanto, uma questão não muito esclarecida para alguns é, afinal, ela engorda ou emagrece?

Primeiramente, é fundamental entender que o ganho de peso é consequência de diversos fatores que incluem a alimentação em geral e a rotina de atividades físicas. A batata doce é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico.

Isso significa que ela é absorvida de maneira mais lenta, liberando glicose aos poucos na corrente sanguínea e evitando picos de insulina. Sendo assim, o tubérculo proporciona maior saciedade e aumento de massa magra sem estimular o acúmulo de gordura, sendo por isso também adequada para fazer parte da alimentação de diabéticos.

Benefícios da Batata Doce

A batata doce é rica em fibras, fonte de potássio, ferro e vitaminas E, A e C, colaborando para o bom funcionamento digestivo, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de anemia e formação de colágeno, fatores essenciais para o controle do apetite, queima de gorduras, e reconstrução dos músculos. Também é uma boa fonte de antioxidantes, e possui propriedades anti-inflamatórias. A vitamina C e o betacaroteno presentes na batata doce contribuem no combate de radicais livres, diminuindo as chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

 

Ela pode ser consumida em totalidade, incluindo raízes e folhas. As raízes podem ser consumidas assadas, cozidas, sopas, cremes e purês e as folhas podes ser utilizadas refogadas e até mesmo em saladas, devendo ser evitada a adição de óleo e açúcar. Uma boa forma de utilização seria na substituição da batata inglesa, ingerida antes do almoço e antes das atividades físicas, de 3 a 4 vezes por semana. Desta forma ela contribui satisfatoriamente para uma dieta equilibrada, fornecendo energia para exercícios físicos.

Com todos esses benefícios, a resposta da questão inicial está no bom senso e nos propósitos específicos de sua utilização. A batata doce é adequada no auxílio do emagrecimento sendo consumida moderadamente e associada a exercícios físicos regulares e, também é um alimento excelente para quem deseja aumentar a massa corporal de forma saudável, já que é uma fonte de carboidratos.

Receita de purê de batata doce light

O purê tradicional feito com batata inglesa apesar de ser delicioso, é uma combinação calórica e rica em gorduras pelo uso de leite, queijo, manteigas e às vezes até ovos. Segue abaixo uma adaptação de todos os ingredientes em uma versão mais saudável e ainda assim, muito saborosa.

Ingredientes

  • 150g de batata doce descascada e cozida em água
  • 1 colher de sopa de creme de ricota light (30g)
  • Meio copo americano de leite desnatado morno (100 ml)
  • Tempero à gosto
  • Manjericão e tomate cereja para enfeitar

Modo de fazer

Amasse as batatas com um garfo ou mixer e vá incorporando o creme de ricota e o leite, mexendo até o ponto que você deseja, depois enfeite e está pronto!
Essa é uma porção pequena e ideal para quem deseja perder peso, mas que da mesma forma pode ser adaptada para pessoas que não querem emagrecer.

Informações Nutricionais

Cada 100 gramas de batata doce possuem 90 calorias.
Creme de ricota utilizado – 28 calorias (30 g)
Leite desnatado – 35 calorias. (100 ml)

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *