Café engorda?

O café é a segunda bebida mais consumida e o segundo produto mais comercializado do mundo, perdendo apenas para água e petróleo, respectivamente. Seja durante a manhã, após o almoço ou no fim da tarde, o café é uma das bebidas de maior tradição no cotidiano das pessoas.

O seu consumo estimula o sistema nervoso central e promove ação termogênica no organismo, espantando a sensação de cansaço, aumentando os batimentos cardíacos e a temperatura corporal. A questão da cafeína na perda ou ganho de peso muitas vezes é controversa, por isso este artigo tem o objetivo de esclarecer como o uso do café pode influenciar na dieta.

O café é um fruto do cafeeiro, cuidadosamente selecionado para ser  colhido, torrado, e moído. Ele é composto de uma variedade de minerais, vitaminas do complexo B, ácidos clorogênicos e cafeína.  O uso do café não está associado somente ao apreço pelo seu sabor, mas também por vários benefícios terapêuticos quando consumido com moderação.

As suas propriedades favorecem o relaxamento da musculatura das vias aéreas auxiliando nas condições respiratórias, melhoram a taxa de oxigenação do sangue, aliviam os sintomas de enxaqueca, inibem inflamações, estimulam o estado de vigília e concentração, ajuda a produção de serotonina (substância que regula o humor) além de aumentar a disposição, sendo um aliado no desempenho de exercícios físicos.

O café engorda?

O café não engorda. Por ter efeito termogênico, ele melhora a disposição fornecendo energia e potencializando a queima de gordura.

Com a torra ideal, a bebida é desprovida de valor calórico por não conter proteínas e gorduras e, portanto, é considerada um ajudante no emagrecimento quando combinada com a prática de exercícios físicos e obviamente quando utilizada sem açúcar e outros aditivos como o leite e o chantilly. Além do mais, uma boa alimentação sempre é um fator importante atrelado na perda ou ganho de peso.

Bulletproof

Atualmente, há uma tendência chamando a atenção dos adeptos de cafeína no auxílio de perda de massa corporal. Um empresário de tecnologia norte americano chamado Dave Asprey, criou uma receita chamada Bulletproof, que é uma combinação de café, óleo de coco e manteiga ghee.

A teoria é que a bebida deve substituir o café da manhã diariamente promovendo maior saciedade e queima de gordura.

Contra Indicações

É claro que os benefícios do café estão relacionados desde a qualidade em que ele é produzido até a forma como ele é utilizado. Em excesso, a cafeína pode causar irritação da mucosa do estômago, aumento da frequência cardíaca, inquietação, insônia, manchas amareladas nos dentes e aumento dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Gestantes, crianças, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, e pessoas que sofrem de problemas intestinais, ansiedade, hipertensão e diabetes devem consultar seus médicos para saber se podem fazer uso do café.

Para um bom uso do café, o recomendado é que depois de torrado e moído ele seja armazenado em um pote vedado e, se possível, dentro da geladeira para que não ocorra oxidação. A preparação deve ser feita com água filtrada, a temperatura ideal deve ser próxima de 90ºC e o consumo não deve ultrapassar de três xícaras por dia, evitando assim efeitos desagradáveis.

E então, vai um cafezinho aí?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *