Limão Emagrece?

Originário da Índia, o limão é um fruto cítrico do limoeiro, amplamente cultivado. É um alimento dos mais funcionais existentes, tendo sua utilização para inúmeros fins. São cultivadas várias espécies, porém, todas de aspectos nutricionais semelhantes. Também possui uma série de propriedades medicinais e têm sido amplamente usado para fins terapêuticos, inclusive como coadjuvante nas dietas de emagrecimento.

O limão pode ser encontrado durante o ano todo e em todas as suas variedades que podem ser:  o limão siciliano, o limão de casca lisa, o limão galego, o limão rosa, o limão bravo, o limão branco, e etc.

O seu uso é muito versátil e seu aproveitamento é completo. Com o fruto, podem ser preparados, molhos, sucos, sorvetes, refrigerantes, remédios e produtos de limpeza. Sua casca também é utilizada para o preparo de chás, licores, essências aromáticas e sabões.

Composição

O limão é ricamente constituído de vitamina C, ácidos orgânicos, bioflavonoides, pectinas, vitaminas A, B1, B2,  e sais minerais (potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre e cloro), o que o torna um excelente alimento que favorece muitos aspectos da saúde.

Limão, LImonada e Chá de Limão

Benefícios

 A vitamina C presente no limão, é um dos componentes de maior responsabilidade pelos seus benefícios e funciona:

  • Prevenindo o desenvolvimento e a progressão de doenças cardíacas;
  • Como potente antioxidante, neutralizando os radicais livres;
  • Auxiliando a síntese de colágeno, útil no tratamento de artrite e osteoatrose;
  • Fortalecendo o sistema imunológico.

Além da vitamina C, o limão é rico em:

  • Potássio, que controla a pressão arterial elevada e os sintomas decorrentes como tontura e náusea.
  • Flavonoides e Ácido Cítrico, que combatem o desenvolvimento de bactérias, funcionando como um antibiótico natural, além de ajudar a controlar os níveis de LDL, o colesterol ruim.
  • Propriedades alcalinas que equilibram os níveis de PH do sangue.
  • Pectina que aumenta a saciedade.
  • Vitaminas e Minerais que eliminam toxinas do trato digestivo, aliviando sintomas de indigestão e, aumentando a absorção de ferro dos alimentos vegetais.

As propriedades do limão também atuam ajudando a tratar a prisão de ventre, desintoxicar o organismo, proteger os órgãos de doenças degenerativas , acelerar o processo de cicatrização, diminuir o inchaço e prevenir o envelhecimento precoce.

Citroterapia

Baseada nas inúmeras qualidades e benefícios do limão, a Medicina Alternativa desenvolveu um tratamento chamado de Terapia Intensiva do Limão, ou Citroterapia, com o objetivo de desintoxicação e prevenção de doenças.

O tratamento consiste em utilizar o suco fresco do limão por 19 dias, iniciando com um limão no primeiro dia e aumentando a dose diária por mais uma unidade do fruto durante 10 dias sucessivos, e depois decrescer as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão do suco volte para um limão. O objetivo seria limpar e alcalinizar o organismo e deixá-lo funcionando de forma autônoma.

É importante esclarecer que este tipo de tratamento não deve ser realizado sem antes consultar uma orientação médica.

Limão ajuda a emagrecer?

O consumo de limão numa dieta associada a exercícios físicos pode potencializar a perda de peso.

Isso é possível porque a casca do limão é rica em moléculas de óleos cítricos e estas penetram facilmente nos tecidos e células do corpo, contribuindo para regular a absorção dos açúcares, assim como o armazenamento de gorduras. A funções diuréticas e desintoxicantes do limão, também colaboram facilitando o trabalho das enzimas digestivas, além de que ele promove saciedade.

Para este objetivo, recomenda-se ingerir uma vez ao dia, o sumo do limão com água gelada, esta por sua vez, por ter efeito termogênico e acelerar o metabolismo. Também é possível usar as cascas de limão para temperar diversos pratos, como, saladas, aperitivos, sopas, molhos, peixes, carnes entre outras.

Efeitos Colaterais do Limão

Apesar de tantos benefícios, é importante não consumir o limão exageradamente, pois ele pode causar problemas estomacais, fadiga e dores de cabeça.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *