Macarrão engorda mesmo?

O macarrão é o prato tipicamente italiano que ganhou o mundo, sendo considerado atualmente como um dos alimentos mais populares e saborosos do ocidente. Com diversas opções de molhos, acompanhamentos e tipos de macarrão, este prato delicioso tornou-se obrigatório no almoço de diversos brasileiros.

Entretanto, a recente busca pelo corpo esbelto e perfeito colocou em xeque o consumo deste carboidrato e de diversos outros alimentos que, apesar de saborosos, estavam sendo acusados de dificultar a perda de peso e, inclusive, aumentar as medidas tão dolorosamente controladas.

Mas… Será que o macarrão é inimigo da silhueta perfeita? Descubra aqui se o macarrão realmente engorda!

Composição e preparo do macarrão

A agenda sempre apertada e as pressões cotidianas impedem a maioria da população de preparar caseiramente todos os alimentos que consomem. Desse modo, a maioria daqueles que comem macarrão o fazem a partir dos pacotes de massa comercializados em supermercados.

Diferente da massa fresca e caseira, que é produzida com ovos e azeite, o macarrão adquirido em supermercado é feito apenas com farinha de semolina, que é considerado um grão refinado. Além de ser bastante leve em sua composição, o macarrão costuma ser cozido apenas em água quente, o que é considerado por diversas nutricionistas como a forma mais saudável de cozimento.

Ok, mas se ele é saudável em composição e cozimento por que é considerado o vilão de tantas dietas?

Um punhado de macarrão spaguetti tradicional e três punhados de macarrão tipo ninho: um amarelo, um laranja e um verde oliva com uma colher de pau

Macarrão

O macarrão realmente engorda?

Não, o macarrão por si só não engorda. É de conhecimento público que todos os alimentos, quando consumidos dentro de seus limites, não acarreta em prejuízos e, inclusive, pode trazer diversos benefícios aos seus adeptos.

Mas por que toda essa fama negativa em torno do macarrão?

Justamente por causa do limite. De modo geral, aqueles que apreciam o sabor de um belo macarrão, não se contentam com medidas pequenas e ponderação. Ser o principal prato da culinária italiana também não auxilia na conscientização dos limites, uma vez que a fartura é um dos lemas da cozinha da Itália.

Quando consumido em grandes quantidades, o macarrão engorda, como qualquer outro alimento, e ainda pode ser fator de risco para o desenvolvimento de obesidade.

Qual macarrão escolher: Refinado x Integral?

A informação de que o macarrão integral e o macarrão tradicional possuem a mesma quantidade de calorias parece fazer com que a população acredite que ambos possuem o mesmo efeito no organismo, em especial no que tange ao ganho de peso. Apesar da quantidade de calorias ser a mesma entre as duas opções de macarrão, seus efeitos são diversos e precisam ser levados em consideração no momento da escolha.

O macarrão integral e o macarrão tradicional possuem a mesma quantidade de calorias, sim. Entretanto, a opção integral possui mais vitaminas, minerais e fibras. Mas, o que isso quer dizer? Isso significa que o macarrão integral o fará sentir-se satisfeito mais cedo e, consequentemente, o fará consumir uma menor quantidade de calorias.

Estudos apontam que macarrão pode emagrecer

Em 2016, foi publicado no periódico científico Nutrition and Diabetes estudo italiano que acompanhou os hábitos alimentares de cerca de 23 mil participantes.

Ao fim das análises, os pesquisadores comprovaram que os participantes que consumiam macarrão em proporções adequadas e associados a uma dieta tipicamente mediterrânea, com tomates, frutas e legumes, apresentavam índice de massa corporal (IMC) inferior, quando comparamos aqueles que não consumiam macarrão em suas refeições.

Recentemente (2018) foi publicado no periódico científico British Medical Journal estudo realizado no Hospital St. Michael, em Toronto (Canadá). Os resultados desta pesquisa apontaram na mesma direção do estudo italiano de 2 anos atrás: o consumo adequado de macarrão não tem efeito engordativo.

Este segundo estudo não avaliou o IMC, mas o índice glicêmico (IG) dos participantes. A pesquisa acompanhou os participantes por 12 semanas e, ao fim do estudo, verificou-se que o consumo equilibrado do macarrão pode estar associado a perda de peso.

De acordo com os resultados do estudo, aqueles participantes que consumiram até 3 porções de macarrão na semana não apenas não engordaram durante o estudo, como ainda perderam cerca de meio quilo no período das 12 semanas da coleta de dados.

Uma possível explicação pode ser o fato do macarrão ser considerado um carboidrato “bom”, o que significa que ele possui baixo índice glicêmico e, ainda, sacia o apetite por mais tempo, fazendo com que seus adeptos consumam uma quantidade menor de calorias durante o dia.

Salienta-se em ambos os estudos que o efeito positivo do macarrão no que tange à medidas corporais está fortemente associado ao consumo moderado, sem exageros, e a uma dieta complementar saudável, rica em frutas, grãos integrais e produtos naturais.

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