Manteiga Ghee: Benefícios

Ghee é a nova sensação entre os amantes da vida saudável. A manteiga clarificada, como pode ser chamada, é um produto muito utilizado na cultura indiana. Tanto para fins culinários quanto estéticos e, também, na medicina Ayurveda, ela é vista como um produto rejuvenescedor e curativo.

É um alimento feito a partir da purificação da manteiga, não possuindo os elementos sólidos do leite em sua composição. Por ser uma opção mais saudável, a possibilidade de ganho ou perda de massa corporal é uma questão entre os adeptos do consumo.

Benefícios desta manteiga

Antes de falar sobre os fatores de perda e ganho de peso, é importante lembrar que a manteiga ghee adequada não contém sal nem lactose, não precisa ser refrigerada e não produz fumaça nem mesmo em temperaturas altas. Seu elevado ponto de fusão a torna em uma ótima alternativa para fritar e refogar alimentos, pois não produz substâncias nocivas devido ao alto aquecimento.

Dentre outros de seus benefícios, podemos destacar os seguintes:

  • Faz bem ao sistema digestivo por ser rica em butirato, um ácido graxo que diminui a inflamação e colabora na resposta imunológica.
  • Aumenta a longevidade por ser um antioxidante rico em vitaminas lipossolúveis.
  • Sua gordura promove nutrição da mucosa intestinal, possibilitando melhor funcionamento da absorção de nutrientes no corpo.
  • Pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose .
  • Pode ser usada na pele para tratar queimaduras e inchaço.
  • Realça o sabor dos alimentos, podendo ser usada como substituição em todos os tipos de pratos que levam algum tipo de gordura.
  • Pode durar até três meses, sem precisar ser refrigerada.
  • Pode ser usada como óleo de massagem.
  • É considerado um alimento de energias positivas, visto que provém de uma vaca, animal considerado sagrado na Índia.

Mas e aí? Engorda ou emagrece?


Alguns estudos presumem que a Ghee que ajuda a perder gordura corporal quando é originada a partir do leite de vacas alimentadas somente por pasto. O argumento é que esta manteiga satisfaz o apetite, controla os níveis de açúcar no sangue e possui em sua composição, ácido linoléico conjugado – CLA – uma família de gorduras trans que tem sido associada ao aumento do uso de gordura no corpo, o que resultaria em perda de massa corporal.

Um empresário de tecnologia norte americano, criou uma receita chamada Bulletproff, que combina a ghee com café e óleo de coco para auxiliar na perda de peso. Segundo a teoria, a bebida promove mais saciedade e queima de gordura substituindo o café diariamente.

Por não sofrer saturação, a manteiga é benéfica para o colesterol, mas, ainda assim, é importante destacar que ela continua sendo uma fonte de gordura e, portanto não é um alimento capaz de emagrecer. Contudo, os benefícios da manteiga Ghee são muitos e por isso é interessante usá-la na substituição da manteiga tradicional.

Apesar de ser excelente para a saúde, é importante, como sempre, manter a consciência e fazer uso moderado do produto, sempre recebendo acompanhamento médico e nutricional.

Onde comprar?

A manteiga Ghee pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou você pode prepará-la em sua casa mesmo. Na internet existem várias lojas oferecendo a manteiga ao preço médio de R$30,00 por 200g ou R$50,00 por meio quilo.

Como fazer a Ghee em casa

Você vai precisar de:

  • Manteiga sem sal de boa qualidade
  • Coador de pano

Ferva a manteiga em fogo médio. Com o derretimento, ela formará uma espuma. Espere baixar e formar cristais no fundo e desligue o fogo. Coe em um recipiente de vidro e coloque na geladeira. Após 30 minutos repita o processo novamente para que todos os resíduos de leite sejam eliminados.
A manteiga não precisa ser refrigerada e tem a duração de até três meses para o consumo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *