Óleo de Coco Emagrece?

O óleo de coco é uma gordura funcional que vem chamando a atenção por ter inúmeros benefícios em suas propriedades. Seu uso pode ser  aplicado tanto na alimentação quanto na estética. Ele é obtido através da prensagem do coco, podendo ser do tipo puro ou refinado, quando extraído da fruta fresca ou seca, respectivamente.

Existem diversas razões para o uso deste produto. As principais são os triglicerídeos de cadeia média (TCM) presentes em sua composição. Este é um tipo de gordura saturada, a qual ao contrário do que se pensava antigamente não faz mal à saúde e favorece o bom desempenho do organismo.

Benefícios e como funcionam no corpo

Os TCM presentes no óleo de coco, são um tipo de gordura saturada que transforma o mau colesterol em um subtipo benigno do HDL (lipoproteína de alta densidade ou colesterol bom). Os TCM não precisam ser digeridos e vão direto para o fígado, onde são convertidos em energia e não armazenados como gordura. Eles são os maiores responsáveis também de outros benefícios do óleo de coco, listados a seguir:

Melhora a imunidade: O ácido láurico presente no óleo de coco, quando digerido, se transforma em um monoglicerídeo chamado monolaurina. Essa tem a capacidade de combater algumas bactérias, vírus e fungos. Uma outra forma de contribuição para o sistema imunológico é que melhorando o funcionamento do intestino, o corpo elimina bactérias ruins de forma mais eficiente.

Auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo e intestinal: Por ser gorduroso, se mistura no bolo alimentar facilitando sua passagem pelo sistema digestivo e eliminando bactérias ruins, favorecendo a flora intestinal.

Faz bem para pele e cabelo: As razões estéticas são excelentes, pois ao contrário de óleos minerais, o óleo de coco não apresenta nenhum efeito colateral em seu uso. Por ser antioxidante, ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, protegendo e hidratando pele e cabelo com mais eficácia que outros tipos de óleos.

Emagrece mesmo?

Um dos principais motivos de interesse no óleo de coco, é a promessa de que ela ajuda a emagrecer. Mas como isso é possível sendo que este produto é composto de 90% gordura?

Em primeiro lugar, nenhum alimento tem o poder de emagrecimento por si só. Existem razões que favorecem a perda de gordura corporal no consumo de alguns alimentos, mas isso quando associados a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos regulares.

O óleo de coco é um alimento que possibilita o emagrecimento por alguns fatores que colaboram com os objetivos de quem quer perder peso. Ele promove saciedade, evitando menos ingestão de calorias. Isso significa, por exemplo, que se consumido no café da manhã, a tendência é que menos comida seja ingerida nas refeições seguintes.

Outro motivo, e o principal, é que ele é composto pelos TCM, como já mencionado e,  essas gorduras de cadeia média, não ficam armazenadas como as de cadeia longa, sendo assim, transformam-se em energia estimulando o metabolismo. Desta forma, pode ser dito que o óleo de coco ajuda a emagrecer se utilizado corretamente.  

Precauções no uso

Para que funcione no auxílio da perda de peso é necessário um acompanhamento médico e nutricional pois o óleo de coco supre as quantidades de gordura saturada mas não substitui as necessidades nutricionais específicas de cada pessoa. O ideal é que não seja consumido mais que uma colher de sopa diária. O uso excessivo pode resultar em sobrepeso, diarreia e até mesmo riscos cardiovasculares.

Onde encontrar e como consumir

O óleo de coco pode ser facilmente encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

Ele pode ser consumido junto a uma infinidade de pratos como, arroz, peixes, tempero para saladas, preparação de bolos e tortas, e,  misturado em café, sucos ou vitaminas.

O óleo de coco também é um dos principais ingredientes no consumo do BulletProof, uma bebida que promove mais saciedade e queima de gordura substituindo o café diariamente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *