Peixe emagrece?

Com alto valor nutricional, as carnes de peixe são uma fonte riquíssima de proteínas, o que as torna capaz de substituir o consumo de carnes vermelhas. Alimentações à base de carne de peixe oferecem cálcio, minerais, fósforo, iodo e, claro, vitaminas. As principais vitaminas encontradas no peixe são A, B e D.

Amplamente difundido, os peixes de água fria também fornecem ômega 3, uma das gorduras mais interessantes para o consumo humano, pois ela auxilia na regeneração de células cerebrais, além de combater Doenças cardíacas e Inflamações.

Considerando todos estes benefícios, surge a questão sobre o benefício do consumo de peixe entre aqueles que buscam dietas para emagrecer.

Que o peixe é saudável e auxilia o funcionamento do organismo daqueles que o incluem em suas refeições, não resta dúvida. Porém, será que o peixe também emagrece?

Benefícios à parte, será que o peixe realmente emagrece?

Carne de peixe

Carne de peixe é muito saudável

Se atendo restritamente à pergunta: não, o peixe não emagrece. Consumir carne de peixe não fará você perder massa ou peso. Não há nenhum indicativo ou comprovação científica que o peixe possua função diurética, por exemplo. Entretanto, nutricionistas o orientam cada vez com maior frequência para pacientes que desejam perder peso.

Mas, afinal de contas, por que esta indicação se o peixe não emagrece os pacientes? Bom, ele não emagrece, mas o seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde e, mais que isso: sua carne tem pouquíssima gordura. Isso significa que, ainda que não seja responsável direto pela perda de peso, ele vai saciar seu apetite e melhorar sua saúde.

Além disso, ele NÃO vai te engordar

Com menos gordura que qualquer outra carne, inclusive as brancas, o peixe é a melhor aposta para aqueles que querem emagrecer sem abrir mão das carnes. Especialistas destacam, ainda, que o consumo de peixe auxilia no controle do colesterol.

Escolhendo e preparando o peixe

Nutricionistas destacam que escolher o peixe é um dos procedimentos mais importantes para se beneficiar desta carne tão rica. De acordo com as especialistas, no momento da compra a carne do peixe deve:

  • Ser branca ou rosada
  • Ser resistente à pressão dos dedos
  • Escamas bem presas à pele do animal
  • Guelras úmidas e rosadas ou vermelhas
  • Olhos salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas

Adquirindo o peixe nestas condições para consumo, você estará se alimentando saudavelmente com uma carne fresca e com alto valor nutritivo.

Após compra, o segundo passo é saber prepará-lo corretamente. Estudos demonstram que a carne frita do peixe perde quase todos os seus compostos nutritivos, além de poder acarretar prejuízos à saúde, em especial entre aqueles que possuem problemas de colesterol alto.

Estudo recentemente publicado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) demonstrou que o mais indicado é consumir a carne do peixe ensopada ou cozida com legumes. Outra alternativa interessante é assá-lo. As pesquisadoras relatam que estas três formas de cozimento mantém os nutrientes do peixe e auxiliam no funcionamento do organismo humano.

8 peixes mais recomendados para aqueles que querem emagrecer

Com uma ampla gama de possibilidades, pode ser difícil saber qual peixe comprar.

Confira a lista com os peixes mais indicados por nutricionistas e nutrólogos para pacientes que desejam emagrecer sem abrir mão de uma alimentação saborosa e com carnes.

  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Bacalhau
  • Arenque
  • Pescadinha
  • Linguado
  • Badejo

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Comentários
  1. Kahina Albuquerque

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