Psyllium emagrece?

Todos nós sabemos que a perda de peso não acontece apenas pela ingestão de suplementos que auxiliam na dissolução da gordura. O processo de emagrecimento acontece em nosso organismo com a união de uma série de fatores, como a criação de um déficit de calorias ao ingerir alimentos, prática de exercícios físicos e autocontrole.

No entanto, algumas mudanças alimentares, como a introdução de mais fibras em sua dieta, podem auxiliar a manter a sensação de saciedade.

Está pensando em emagrecer? Já ouviu falar do suplemento natural psyllium? Esse suplemento já é consumido no território norte-americano faz 75 anos, vem cada dia mais ganhando adeptos por todo o Mundo e pode lhe auxiliar a emagrecer além de aumentar sua ingestão diária de fibras.

Emagrece?

psyllium é proveniente da casca da semente de uma planta chamada Plantago ovata. Essa fibra natural possui uma grande capacidade de absorver água e aumentar seu tamanho quando entra em contato com líquidos.

Por meio dela é fabricado o suplemento alimentar, que pode ser encontrado em forma de pó, para ser misturado com água, ou em forma de cápsulas, utilizado como um suplemento vitamínico.

Aumentar a ingestão das fibras de psyllium pode auxiliar a aliviar a prisão de ventre, reduzir o colesterol total e o LDL, prevenir câncer de cólon, melhorar a regulação do açúcar no sangue, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e potencializar a perda de peso.

plantago ovata psyllium

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a dose ideal para ingestão diária é de uma colher de sopa de psyllium ou de sete a oito cápsulas diárias (com cerca 500 miligramas cada).

Como funciona sua ingestão?

O psyllium, por ser uma fibra solúvel, absorve a água ingerida por nós e incha até 20 vezes do seu tamanho quando está no trato digestivo. Em sua expansão, ele se torna uma massa gelatinosa que auxilia na eliminação de certos carboidratos e açúcares, aprisionando os compostos indesejados dentro de nossos estômagos e, ao alcançar o intestino delgado, libera os açúcares aos poucos, realizando uma espécie de limpeza das impurezas do organismo. Esse aumento de volume também age diretamente na sensação de saciedade, diminuindo a fome e evitando a ingestão excessiva de alimentos.

Além disso, suas sementes também possuem uma propriedade laxativa, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

Sua ingestão deve estar combinada com uma dieta balanceada e a ingestão de, no mínimo, dois litros de água diariamente. A baixa contagem calórica também é um atrativo, uma colher de sopa do suplemento de fibras apresenta apenas 16 calorias e oferece quatro gramas de fibra.

Para quem é recomendado o uso?

Seu uso é recomendado para a maioria das pessoas, porém deve ser evitado por pessoas que tomam medicamentos antiagregantes plaquetários, antidepressivos, anticonvulsivos, para diabetes ou que possuam problemas gastrointestinais e renais.

Como já foi citado, é de extrema importância adotar o hábito de junto de sua ingestão, o consumo de água, caso o contrário, pode causar cólicas, gases e dores abdominais.

Dessa maneira, o psyllium se mostra como um superalimento natural que auxilia no processo de emagrecimento e possui poucas contradições. Que tal introduzir o psyllium na sua dieta?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *