Benefícios do Suco de Couve: Emagrece?

A couve é uma hortaliça rica em muitos nutrientes. Em razão de suas propriedades, é um alimento muito benéfico para a saúde, e também muito consumido por pessoas que desejam perder peso. Seu uso melhora o funcionamento intestinal e desintoxica o organismo, além de ser um vegetal de baixa caloria.

Este artigo mostra como o uso da couve favorece a saúde, e esclarece como o consumo diário desse alimento pode ajudar a perder gordura corporal.

A couve é originária da Grécia. Houve um tempo em que esses vegetais eram consumidos a contragosto. Muitos povos o faziam apenas porque as plantações resistiam bem ao inverno, mas eram considerados mau cheirosos, pouco sofisticados e causavam flatulência. Mas assim que descobriram seus poderes medicinais, ela se espalhou pelo mundo pelas mãos dos romanos na época greco-romana.

Na América do Sul, ela foi difundida pelos escravos por ser uma planta que crescia facilmente em qualquer lugar. Das senzalas para as casas dos senhores de engenho, a couve se popularizou e se tornou um ingrediente essencial para caldos verdes, feijoadas, saladas e refogados,  sendo um dos alimentos mais consumidos até os dias de hoje.

folhas de couve

Propriedades e Benefícios

  • A couve é rica em iodo, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3. Ela também oferece uma grande quantidade de betacaroteno, cálcio, fibras, além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K.
  • Ela é uma boa fonte antioxidante. Além de vitamina C, vitamina A, e manganês, ela contém carotenóides e flavonóides,  que protegem dos radicais livres e atuam contra a formação de células cancerosas.
  • Possui fitonutrientes  como a luteína e ácido alfa-lipóico. A luteína é um protetor de visão que ajuda a prevenir a degeneração das células da visão e a catarata macular relacionada à idade.
  • Faz bem para a saúde dérmica, por conter um nível alto de enxofre que é essencial para a formação  de queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele.
  • Suas propriedades nutricionais têm função anti-inflamatória e antibiótica. São importantes para a manutenção dos ossos, dentes e sangue.
  • O uso regular da couve, ajuda a combater gripes, problemas hepáticos, renais e menstruais; artrite, bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins.
  • A medicina alternativa também a usa como vermífugo, e para abaixar a febre, quando aplicada em forma de cataplasma

Couve como auxiliar no emagrecimento

Apenas consumir couve não emagrece. O que acontece, é que, por ela ser um alimento nutritivo, quando associada a uma alimentação balanceada, colabora na perda de gordura de modo saudável.

A couve possui fibras, antioxidantes e baixo teor calórico (33 calorias a cada 100 gramas) Essas qualidades do alimento são fundamentais para ajudar a manutenção de uma dieta de emagrecimento. Por ser rica em fibras, ela mantém a saciedade e ajuda o organismo a eliminar toxinas.

Uma boa forma de consumir a couve como aliada na perda de peso, é em forma de suco, pois alguns de seus nutrientes são muito sensíveis ao calor.

O suco de couve pode ser combinado com outros alimentos como limão,  laranja, maçã, gengibre e hortelã, ampliando seus poderes desintoxicantes e aumentando sua capacidade de auxiliar na perda de gordura corporal.

Receita de Suco de Couve

Esse suco promove a obtenção de todos os nutrientes desse alimento, além de ser considerado um ótimo detox para o organismo. Para colaborar na dieta de emagrecimento, o indicado é que seja tomado pela manhã, em jejum, o que irá promover maior saciedade.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • 1 copo de suco de limão.
  • 1 raspa de gengibre

Modo de preparo:

Adicione os ingredientes no liquidificador e bata por um minuto até que forme uma mistura homogênea. Beba em seguida sem coar.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *