Vinagre Emagrece?

A palavra vinagre, deriva do francês e significa vinho azedo (você já deve ter ouvido falar em vinhos que viraram  vinagres, inclusive). O produto é um líquido obtido através da fermentação acética, usado há muitos séculos e mais popularmente como um condimento.

A fabricação do vinagre pode vir de diversas matérias-primas que contenham açúcar, como: uva; maçã; arroz; cana-de-açúcar; beterraba; batata e a cevada. Apesar de seus benefícios na cozinha, ele é um produto muito versátil e, seu uso tem sido aplicado em diversas outras maneiras e ocasiões, inclusive para emagrecer.

Para que serve o Vinagre

O vinagre tem sido usado desde a antiguidade para conservar e temperar alimentos, e também como medicamento, antisséptico e desinfetante. Atualmente seu uso continua sendo empregado em diversas formas na culinária, na estética e nos afazeres domésticos.

Listamos a seguir alguns principais benefícios de sua utilização.

Vinagres

Na cozinha

  • Usado para temperar saladas, marinar carnes e legumes, e dar mais sabor aos alimentos em geral.
  • Antes de conservar frango e peixe na geladeira, eles podem ser lavados com vinagre para perderem o forte cheiro característico, além de manter a carne macia.
  • Deixar berinjela de molho numa solução de água e vinagre elimina o seu amargor.
  • A imersão de vegetais como inhame, batata e maçã em água e vinagre permite que eles não escureçam.
  • Se um ovo estiver com a casca quebrada, ainda assim ele pode ser cozido sem que a clara escape, apenas adicionando uma colher de vinagre na água fervente.
  • Deixar quiabo de molho por alguns minutos no vinagre elimina a baba que ele produz quando está sendo cozido.

Na limpeza

  • Elimina o mofo.
  • Limpa manchas de suor nas roupas.
  • Usado com bicarbonato de sódio, serve como desentupidor de ralo.
  • Usar um pouco de vinagre no detergente aumenta o seu poder desengordurante.
  • Limpeza de azulejos, geladeira e alumínio.

Na estética

  • Bochechar vinagre com sal elimina o mau hálito.
  • Enxaguar os cabelos com meio litro de água e 1 colher de vinagre de maçã confere brilho e maciez às madeixas.
  • Aplicar vinagre de maçã na rosto, enxaguar e usar um creme hidratante ajuda a manter a pele limpa e hidratada por mais tempo.

O Vinagre de Maçã

Vinagre feito de maçã

Este tipo de vinagre é feito através da fermentação da fruta e, depois oxidado como os outros para se transformar em ácido acético. Mas, diferente dos outros, este é uma fonte importante de pectina, betacaroteno, antioxidantes, aminoácidos essenciais, enzimas, minerais, complexos vitamínicos e ácidos orgânicos benéficos ao nosso organismo. Por isso, ele é muito indicado para evitar doenças, rejuvenescer o corpo e aumentar o sistema imunológico, além de ajudar a manter a boa forma.

O consumo do vinagre de maçã, auxilia no tratamento de doenças como anemia, artrite, dor de garganta, intoxicações, infecções urinárias e etc. Isso por que ele contém elementos nutricionais como vitamina B12, ácido fólico, ferro e potássio, além de enzimas e minerais como fósforo, cloro, sódio, magnésio, enxofre, flúor, cálcio e silício. Esses elementos são importantes para combater o envelhecimento, eliminar os radicais livres e auxiliar a manutenção da saúde.

Por possuir qualidades anti-inflamatórias e antibióticas, o uso do vinagre de maçã, controla o ph do sangue, eliminando substâncias tóxicas do fígado e do intestino, auxiliando na redução de colesterol e evitando prisões de ventre.

Ajuda a emagrecer mesmo?

O vinagre de maçã ajuda a perder gordura corporal quando utilizado corretamente, e, associado a uma alimentação e hábitos físicos saudáveis. Ele tem sido um bom coadjuvante nas dietas de emagrecimento principalmente pelo ácido acético que é capaz de inibir enzimas responsáveis na digestão dos carboidratos, bloqueando a absorção de amidos e açúcares. e por ser fonte de pectina, um ácido que ajuda a aumentar a saciedade e diminuir o apetite.

Além do mais, quando o organismo libera muita insulina, os níveis de glicose caem e isso faz com que a fome aumente. Por controlar os níveis de açúcar no sangue, o vinagre de maçã evita os picos de insulina, refletindo em uma alimentação moderada.

Como usar corretamente

Apesar dos inúmeros benefícios, o vinagre precisa ser consumido com equilíbrio para evitar efeitos colaterais indesejados.

O consumo excessivo de  pode prejudicar o esôfago, o esmalte dos dentes e o estômago devido ao elevado teor de ácido cítrico. O exagero também pode baixar os níveis de potássio no sangue causando sintomas desagradáveis como micção frequente, fraqueza,  baixa pressão arterial, enjoos, náuseas e cólicas.

O ideal é que sejam consumidas no máximo duas colheres de vinagre de maçã por dia e sempre acompanhadas de algum alimento.

Contraindicações

Apesar de ser bem tolerado pela maioria das pessoas, crianças, gestantes e portadores de problemas gástricos devem consultar um médico especializado antes de fazer o uso do vinagre de maçã.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *