Academia realmente emagrece?

A procura pelas academias cresceu exponencialmente na última década, de acordo com alguns estudos. As pressões sociais e midiáticas estão associadas a esta procura desenfreada pelo corpo perfeito. Em um mundo onde a saúde e o corpo bem definido são os templos sagrados e obrigatórios, a academia torna-se o novo santuário, de acordo com o psiquiatra e psicanalista Joel Birman.

De acordo com o especialista, a promessa de resultados impressionantemente rápidos torna a procura pelas academias ainda mais acentuada, afinal de contas, estamos imersos na cultura do imediatismo também. Mas apesar de sedutora, muitos frequentadores de academias mostram-se frustrados pela ausência total de resultados.

Essa frustração e o desespero são dois sentimentos que se mesclam entre aqueles que não encontram o resultado tão almejado entre os pesos e esteiras. Inúmeros estudos já demonstraram que a prática de exercícios físicos está associada com a redução de medidas e com a perda de peso. Então, por que a academia parece não surtir efeito em tantos adeptos?

Academia não faz efeito?

Treinadores físicos e estudiosos do assunto afirmam que, mais que apenas realizar exercícios físicos, é preciso analisar quais exercícios estão sendo praticados e de que forma. Veja aqui os principais erros cometidos por aqueles que não alcançam seus objetivos na academia e os treinos mais interessantes para aqueles que estão na busca pela redução de peso e medidas de forma saudável e relativamente rápida.

Exercícios na academia

Conheça os principais erros na prática de exercícios na academia

Treinar menos de 2 vezes na semana ou não ter regularidade: Especialistas destacam que o corpo humano é um organismo complexo que precisa de tempo e hábito para se acostumar as mudanças.

É necessário cerca de 10 à 12 semanas para o corpo se habituar com a nova rotina de atividades e apenas a partir daí os resultados começarão a aparecer de forma significativa.

Programe entre 2 e 5 dias da semana com horários definidos na agenda para os treinos. Deixar a academia para quando “tiver um tempinho” não traz benefícios nem para a saúde nem para a estética.

Ficar apenas nos exercícios aeróbicos e esquecer da musculação: Fazer apenas abdominais, por exemplo, não faz ninguém perder a barriguinha. Realizar exercícios focados em apenas uma parte do corpo não emagrece, apenas melhora o tônus e a força da região.

É necessário mesclar atividades aeróbicas com musculação para exercitar todo o corpo corretamente. Seguir o plano de treino de um profissional competente é fundamental para obter os resultados esperados e não se frustrar.

Seguir a dieta do treinador físico: Os treinadores possuem noções básicas de nutrição, de acordo com Beatriz Solís e Cristian García, dois especialistas do assunto. E com o advento da informação, todos sabemos quais alimentos devem ser evitados:

  • Açúcar;
  • Gordura ruim;
  • Álcool;
  • Carne vermelha;
  • Frituras;
  • Entre outros.

Mas se houver a necessidade de construir uma dieta específica, busque por profissionais competentes, como nutricionistas e nutrólogos. Seguir dietas prescritas por treinadores físicos vêm se mostrando não apenas um ato imprudente, mas extremamente prejudicial à saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

E, lembre-se: você precisa de 5 refeições ao dia bem equilibradas e nos horários certos. Não troque uma refeição por shakes ou outros suplementos hiper-incentivados nos ambientes de academia!

Não se alongar depois do treino: Um estudo recentemente conduzido pela Universidade de Barcelona (Espanha) demonstrou que o alongamento pós treino é tão importante quanto o alongamento pré treino.

Realizar o alongamento corretamente após o encerramento do treino alivia a tensão muscular, melhora a mobilidade de longo prazo e regenera a musculatura mais rapidamente. De acordo com os pesquisadores, esta prática aumenta em 19% os benefícios obtidos pelo treino realizado.

Melhores exercícios para emagrecer

Depois de ver o que não fazer, vale a pena prestar atenção no que fazer. Apesar da importância de mesclar atividades aeróbicas com musculação, é consenso que a base dos treinos para aqueles que buscam perda de peso são os exercícios aeróbicos. Confira as melhores opções da academia para aqueles que desejam reduzir medidas:

  • Zumba: até 800 calorias por hora;
  • Spinning, também conhecido como bicicleta: até 600 calorias por hora;
  • Esteira: até 600 calorias por hora;
  • Hidroginástica: até 500 calorias por hora;
  • Natação: até 500 calorias por hora;
  • Step: até 500 calorias por hora;
  • Body pump: até 500 calorias por hora.

Bem mais que apenas uma atividade aeróbica, a natação é considerada em todo o mundo como o exercício mais completo e benéfico para o corpo. Apesar de não estar na primeira posição quando o assunto é perda de peso, esta atividade é altamente recomendada por trabalhar diversos aspectos de saúde ao mesmo tempo.

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