Academia realmente emagrece?
A procura pelas academias cresceu exponencialmente na última década, de acordo com alguns estudos. As pressões sociais e midiáticas estão associadas a esta procura desenfreada pelo corpo perfeito. Em um mundo onde a saúde e o corpo bem definido são os templos sagrados e obrigatórios, a academia torna-se o novo santuário, de acordo com o psiquiatra e psicanalista Joel Birman.
De acordo com o especialista, a promessa de resultados impressionantemente rápidos torna a procura pelas academias ainda mais acentuada, afinal de contas, estamos imersos na cultura do imediatismo também. Mas apesar de sedutora, muitos frequentadores de academias mostram-se frustrados pela ausência total de resultados.
Essa frustração e o desespero são dois sentimentos que se mesclam entre aqueles que não encontram o resultado tão almejado entre os pesos e esteiras. Inúmeros estudos já demonstraram que a prática de exercícios físicos está associada com a redução de medidas e com a perda de peso. Então, por que a academia parece não surtir efeito em tantos adeptos?
Academia não faz efeito?
Treinadores físicos e estudiosos do assunto afirmam que, mais que apenas realizar exercícios físicos, é preciso analisar quais exercícios estão sendo praticados e de que forma. Veja aqui os principais erros cometidos por aqueles que não alcançam seus objetivos na academia e os treinos mais interessantes para aqueles que estão na busca pela redução de peso e medidas de forma saudável e relativamente rápida.

Conheça os principais erros na prática de exercícios na academia
Treinar menos de 2 vezes na semana ou não ter regularidade: Especialistas destacam que o corpo humano é um organismo complexo que precisa de tempo e hábito para se acostumar as mudanças.
É necessário cerca de 10 à 12 semanas para o corpo se habituar com a nova rotina de atividades e apenas a partir daí os resultados começarão a aparecer de forma significativa.
Programe entre 2 e 5 dias da semana com horários definidos na agenda para os treinos. Deixar a academia para quando “tiver um tempinho” não traz benefícios nem para a saúde nem para a estética.
Ficar apenas nos exercícios aeróbicos e esquecer da musculação: Fazer apenas abdominais, por exemplo, não faz ninguém perder a barriguinha. Realizar exercícios focados em apenas uma parte do corpo não emagrece, apenas melhora o tônus e a força da região.
É necessário mesclar atividades aeróbicas com musculação para exercitar todo o corpo corretamente. Seguir o plano de treino de um profissional competente é fundamental para obter os resultados esperados e não se frustrar.
Seguir a dieta do treinador físico: Os treinadores possuem noções básicas de nutrição, de acordo com Beatriz Solís e Cristian García, dois especialistas do assunto. E com o advento da informação, todos sabemos quais alimentos devem ser evitados:
- Açúcar;
- Gordura ruim;
- Álcool;
- Carne vermelha;
- Frituras;
- Entre outros.
Mas se houver a necessidade de construir uma dieta específica, busque por profissionais competentes, como nutricionistas e nutrólogos. Seguir dietas prescritas por treinadores físicos vêm se mostrando não apenas um ato imprudente, mas extremamente prejudicial à saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
E, lembre-se: você precisa de 5 refeições ao dia bem equilibradas e nos horários certos. Não troque uma refeição por shakes ou outros suplementos hiper-incentivados nos ambientes de academia!
Não se alongar depois do treino: Um estudo recentemente conduzido pela Universidade de Barcelona (Espanha) demonstrou que o alongamento pós treino é tão importante quanto o alongamento pré treino.
Realizar o alongamento corretamente após o encerramento do treino alivia a tensão muscular, melhora a mobilidade de longo prazo e regenera a musculatura mais rapidamente. De acordo com os pesquisadores, esta prática aumenta em 19% os benefícios obtidos pelo treino realizado.
Melhores exercícios para emagrecer
Depois de ver o que não fazer, vale a pena prestar atenção no que fazer. Apesar da importância de mesclar atividades aeróbicas com musculação, é consenso que a base dos treinos para aqueles que buscam perda de peso são os exercícios aeróbicos. Confira as melhores opções da academia para aqueles que desejam reduzir medidas:
- Zumba: até 800 calorias por hora;
- Spinning, também conhecido como bicicleta: até 600 calorias por hora;
- Esteira: até 600 calorias por hora;
- Hidroginástica: até 500 calorias por hora;
- Natação: até 500 calorias por hora;
- Step: até 500 calorias por hora;
- Body pump: até 500 calorias por hora.
Bem mais que apenas uma atividade aeróbica, a natação é considerada em todo o mundo como o exercício mais completo e benéfico para o corpo. Apesar de não estar na primeira posição quando o assunto é perda de peso, esta atividade é altamente recomendada por trabalhar diversos aspectos de saúde ao mesmo tempo.
Gostou do conteúdo? Então compartilha com os amigos e depois conta pra gente se suas idas à academia estão dando resultado. Vamos adorar conhecer sua história!