Ganhar massa muscular faz engordar?
O corpo humano é composto por dois tipos distintos de massa corporal: Massa gorda e Massa magra.
A massa muscular é a união destes dois subtipos. O corpo necessita de ambas, de forma que é impossível queimar totalmente uma delas. Atualmente, é possível medir cada uma das massas e verificar o quanto de massa gorda e de massa magra possuímos.
Existem diversos casos de pessoas que fizeram uma reeducação alimentar e estão realizando a prática de exercícios físicos corretamente, entretanto, a balança parece não querer ajudar. Por que seu esforço não faz com que você perca peso?
Descubra o que pode estar acontecendo aqui. Boa leitura!
Massa muscular magra e massa muscular gorda – Diferenças e semelhanças

Massa muscular
Para começar a entender porque seus exercícios podem não estar surtindo o efeito desejado na balança, é necessário compreender que a massa muscular magra possui o mesmo peso que a massa gorda, ou seja, que a gordura do seu corpo.
Uma das principais diferenças entre a massa gorda e a massa magra está no espaço que estas ocupam no seu corpo. A massa muscular magra é muito mais compacta, quando comparada à massa gorda. Isso significa que ela ocupa menos espaço no corpo.
Esta diferença no volume ocupado pela massa muscular é o principal responsável pela alteração que você percebe no seu corpo logo após o início dos treinos. Por que suas roupas ficam mais folgadas e você parece mais magra? Por que sua massa gorda está sendo queimada nos exercícios físicos e sua massa magra está sendo mantida e, talvez, aumentada.
Lembre-se: o corpo sempre terá algum nível de gordura. Nós precisamos disso, nosso corpo precisa disso. Não há como queimar toda a massa gorda, mas é possível reduzi-la significativamente.
O principal objetivo dos treinos físicos costuma ser queimar o máximo possível de massa gorda e manter ou aumentar a massa magra. Isso porque é a massa magra que faz com que seu corpo fique definido e bem desenhado, como aqueles que buscam pelo emagrecimento desejam.
A massa muscular não é seu inimiga: ela é justamente aquilo que você está buscando.
Ganhar massa muscular engorda?
Não, ganhar massa muscular não engorda.
O aumento da massa muscular provoca o trabalho mais árduo do metabolismo, o que significa que seu corpo perderá massa gorda. Exatamente o que você deseja, não é mesmo?
Entretanto, lembre-se: a massa magra tem o mesmo peso que a massa gorda. Por isso, é possível que você perceba diferença no espelho, no uso das roupas e até receba feedback de conhecidos e colegas sobre sua mudança corporal. Entretanto, quando você vai na balança nota a surpresa: seu peso não diminuiu e, em alguns casos, pode até ter aumentado.
Reduzir a massa gorda e manter ou aumentar a massa muscular magra é sinônimo de emagrecer. Mas emagrecer não é sinônimo, necessariamente, de perder peso.
Não se preocupe: ganhar massa muscular não vai te fazer perder quilos na balança, mas isso não significa que você não está emagrecendo.
O que o peso apresentado na balança significa?
A resposta mais simples para esta pergunta é: nada. O ponteiro da balança não significa nada para sua dieta e exercícios físicos. É inevitável ganhar peso quando você realiza atividades físicas. Este ganho de peso é desejável e não temível. Isso porque o peso que você estará ganhando está associado com o desenho de um corpo mais bem definido e repleto de massa magra e energia.
O mais importante é lembrar que a troca da massa gorda pela massa magra acarreta diversos benefícios para a saúde, como:
- Vitalidade
- Vontade
- Energia
Como manter a forma saudavelmente?

Massa muscular
A melhor aposta para seguir uma rotina saudável e com resultados certeiros é apostar na união dos exercícios físicos e da boa dieta.
Aposte em uma prática de atividades físicas equilibrada, que vá ao encontro dos seus objetivos e que não ultrapasse seus limites. Nada em excesso é saudável.
Busque por um treinador físico competente e bem qualificado, que respeite seus limites e siga as suas instruções de treinos.
Juntamente com as atividades físicas, busque equilibrar a dieta, evitando alimentos gordurosos ou que aumentem sua massa muscular gorda, como:
- Frituras
- Açúcar
- Industrializados
- Embutidos
O mais indicado é buscar por atendimento nutricional para construção de uma dieta singular que auxilie no seu objetivo e leve em consideração suas particularidades.
Lembre-se: treinadores físicos não são especialistas em nutrição!
Os treinadores físicos estão capacitados para elaborar um plano de atividades e não uma dieta. Estes profissionais tem conhecimento extremamente superficiais sobre a química e composição alimentar e nenhuma formação para construir uma dieta singular.
Não aceite trocar refeições por suplementos ou shakes, e fuja de profissionais que dão estas indicações.
Pronto: com uma dieta equilibrada e com as atividades físicas corretas e na medida certa, você verá seu peso aumentando de forma saudável e seu corpo ficando mais bem definido devido ao ganho de massa muscular magra.
Esqueça a balança e olhe mais para o espelho!
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e divulgue a informação