Mito ou verdade: Fazer hidroginástica emagrece?

Considerada por alguns especialistas a atividade perfeita para aqueles que desejam exercitar o corpo de uma forma lúdica, a hidroginástica é uma prática cada vez mais popular entre os brasileiros. Inicialmente incentivada para idosos e pessoas com deficiência pelos inúmeros benefícios e ludicidade, atualmente a hidroginástica está entre as atividades mais procuradas em escolas de natação e academias de todo o território nacional.

Sua popularidade aumentou significativamente após divulgação de que a hidroginástica auxilia no emagrecimento natural e saudável. Será que este exercício realmente ajuda a emagrecer ou é apenas mais um mito? Veja mais informações e descubra os verdadeiros efeitos da hidroginástica aqui. Boa leitura!

Efeitos da hidroginástica

Muito popular entre os idosos, a hidroginástica é uma atividade realizada na piscina que atrai cada vez mais fãs no Brasil. Uma das principais vantagens deste exercício é a possibilidade de envolver as extremidades superiores e inferiores através de movimentos amplos. Ao fazer os exercícios corretamente, os adeptos da hidroginástica também reduzem o estresse natural gerado nas juntas.

A água fornece um ambiente agradável para o corpo, pois ela permite que sejam realizados alguns movimentos que poderiam ser muito difíceis em terra. Atividades como caminhar ou correr embaixo da água melhoram a resistência e tonificam os músculos, além de ser considerado um exercício cardiovascular por trabalhar o coração sem estressar o corpo.

A hidroginástica também serve como um treino de resistência, pois ajuda a melhorar a postura, gasta calorias e trabalhar os músculos. A musculatura é trabalhada mesmo sem seus adeptos perceberem, isso porque todo movimento realizado na água a empurra, ou seja, seus músculos estão constantemente fazendo força.

Praticar hidroginástica também é considerado por diversos especialistas como um excelente exercício de flexibilidade. Isso porque a prática auxilia na melhora da postura e dos movimentos, além de trabalhar indiretamente a saúde mental e o humor. Realizar alongamentos antes e depois de entrar na piscina é fundamental para prevenir ferimentos musculares ou problemas nas juntas.

Hidroginástica

Piscina de Hidroginástica

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é, sem dúvida, uma das alternativas mais interessantes para aqueles que desejam praticar um exercício físico acompanhado de bem-estar e ludicidade. Veja os principais itens trabalhados na hidroginástica:

  • Doenças crônicas: favorece a utilização das articulações, sem oferecer risco de agravamentos
  • Saúde mental: melhora o humor, reduz a ansiedade, o estresse e a probabilidade de desenvolver depressão
  • Velhice saudável: redução de sintomas da pós-menopausa e melhora na saúde óssea
  • Exercício físico sem riscos: reduzindo o peso corporal em 80%, a hidroginástica evita lesões musculares, ósseas ou nas articulações durante sua prática
  • Relaxamento: exigindo concentração, calma e controle da respiração, a hidroginástica renova as energias e proporciona um momento de descanso da mente e relaxamento do corpo

Fazer hidroginástica emagrece?

Sim, a prática regular de hidroginástica emagrece. Isso ocorre porque todo o movimento na água exige o consumo de energia. Entretanto, a quantidade de peso perdido com este exercício depende da quantidade de calorias ingeridas nas refeições. Nesse sentido, para que os resultados sejam visíveis, é necessário que haja o disciplinamento de uma reeducação alimentar associado ao exercício.

Apesar de emagrecer, é importante salientar que a hidroginástica pode não ser a atividade mais indicada para aqueles que buscam um exercício físico apenas com o objetivo da perda de medidas. Isso porque, apesar de gerar queima de calorias, a hidroginástica emagrece de forma mais lenta que outras atividades físicas, como corrida e pular corda.

Por que a hidroginástica é recomendada para adultos acima do peso?

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais recomendadas para adultos que estão acima do peso. Isso porque pessoas com sobrepeso ou obesidade costumam ter limitações funcionais que acarretam grandes dificuldades no momento da realização de exercícios físicos tradicionais, normalmente associados ao levantamento de pesos.

A hidroginástica é uma aliada para esses casos por reduzir o peso corporal e garantir, assim, maior facilidade na movimentação do corpo. A redução do estresse do corpo, das juntas e as qualidades terapêuticas associadas à hidroginástica fazem dela uma das opções mais buscadas pelos brasileiros que desejam realizar exercícios físicos de uma forma alternativa.

Conhecia todos os benefícios da hidroginástica? Deixe um comentário e divulgue estas dicas

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *