Yoga Emagrece?

O Yoga não tem conceito específico, sendo visto por alguns, como ciência, arte, exercício, doutrina, estilo de vida, cultura e religião. A palavra é derivada do sânscrito yuj, que significa unir ou entregar e, por isso, abriga todas essas definições, sendo um conjunto de conhecimentos que visa harmonizar o corpo com a mente.

Como se sabe, tanto o físico quanto o emocional, influenciam diretamente no ganho ou perda de massa corporal, e sendo assim, este artigo pretende esclarecer se a Yoga pode ser um aliado no emagrecimento.

Como funciona

A prática do Yoga difundiu-se amplamente em vários setores, desde escolas especializadas até empresas e hospitais. O sentido da prática é religar o ser humano com a sua essência através do silenciamento da mente.

A cultura indiana enxerga o homem como um todo, onde, intelecto,  consciência, ego, mente, físico e sistema sensorial se expressam em sincronicidade. O sistema de Yoga acredita que os pensamentos manifestam-se de forma concreta no corpo. Por exemplo, ansiedade que afeta a respiração, medo que transforma-se em tensão muscular, sustos que refletem no sistema nervoso, entre outras manifestações físicas.

Através das posições corporais do Yoga, chamadas ásanas, seria possível estabelecer um equilíbrio através da consciência corporal. A ideia parte do princípio que, se a mente afeta o corpo, determinados movimentos físicos também podem afetar a mente.

Os exercícios do Yoga também proporcionam uma melhor oxigenação celular e irrigação sanguínea para o corpo, e, quando são criadas condições de funcionamento adequadas para o organismo, o equilíbrio emocional também é favorecido.

Yoga

Quais são os benefícios e quem pode praticar?

O Yoga exige muita atenção nos exercícios de respiração, na meditação e na realização das posturas. Por isso, melhora a concentração, que, por sua vez, estimula o organismo a regular o sistema nervoso, reduzindo o estresse e proporcionando um sono de maior qualidade.

Através da melhora da circulação sanguínea, o cérebro também é estimulado a manter um bom funcionamento e aumento na capacidade da memória, além de colaborar para um melhor desempenho sexual.

A prática também estimula a paciência e a compreensão de si e dos outros, aumentando o nível de autoaceitação e empatia com o mundo, gerando bem estar.

O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode praticar Yoga como forma de melhorar seu desempenho físico e mental, incluindo crianças e gestantes.

Tá, mas… emagrece?

O Yoga é uma prática que contribui de forma excelente para a perda de gordura. A consciência corporal que o Yoga proporciona também influencia na alimentação, visto que, o indivíduo começa a entender os efeitos de cada alimento no seu corpo, criando uma necessidade de ingerir refeições mais equilibradas e saudáveis. Isso também é possível porque quando o sono é desregulado, a grelina e a leptina, hormônios respectivamente  da fome e da saciedade,  são estimulados de maneira inadequada levando à alimentação noturna. O Yoga colabora para um sono melhor, e, consequentemente, para reduzir a vontade de comer fora de hora.

Como já dito, a prática também reduz o estresse controlando os níveis de cortisol, e melhorando a sensibilidade do corpo ao efeito da insulina, ou seja, melhora a digestão e controla os níveis de açúcar no sangue.

Além de tudo, o Yoga tem diversos tipos de práticas com objetivos diferentes, porém todas queimam calorias como qualquer outro exercício. O Yoga é uma associação completa que auxilia no processo de perda de gordura corporal quando seguido corretamente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *