Fazer regime emagrece?

Sim, fazer regime auxilia na perda de peso, com toda a certeza. Vale lembrar, entretanto, que existe uma variedade enorme de regimes e tipos de dietas que podem ser feitas.

Qual o melhor regime? Quais hábitos preciso mudar para reduzir meu peso?

Nesse artigo você descobrirá algumas dicas simples e fáceis de serem incluídas no cotidiano. Aqui você descobrirá que é possível reduzir seu peso e se acertar com a balança sem precisar se submeter a regimes radicais e mesmo perigosos para sua saúde. Boa leitura!

Os perigos de dietas radicais ou malucas

Nutricionistas, nutrólogos e diversos estudos afirmam que optar por uma dieta sem exclusão de alimentos ou ingredientes e com inclusão de moderação são mais efetivas e mais saudáveis do que dietas cheias de exclusões. Diversas pesquisas conduzidas nos mais diversos países demonstram que aqueles que comem de tudo em medidas moderadas emagrecem mais, mais rápido e de forma mais saudável e feliz do que aqueles que optam por dietas cheias de: não pode isso, não pode aquilo. Estudo recente conduzido pela Unicamp demonstrou que as dietas saudáveis e moderadas podem auxiliar até 3 vezes mais no emagrecimento, quando comparadas a algumas dietas malucas e super radicais.

Dieta maluca ou radical é um risco para a saúde

Dieta maluca ou radical é um risco para a saúde

As dietas malucas são perigosas para a saúde física e emocional dos seus adeptos. Algumas dietas malucas emagrecem de forma rápida, é verdade. Entretanto, assim que a dieta é concluída a pessoa volta ao seu peso anterior – algumas vezes chega a ficar mais pesado do que era – e, ainda, surgem diversos problemas de saúde e de autoestima, como sentimentos negativos de aceitação e frustração.

Abaixo você terá acesso a algumas dicas simples e cientificamente comprovadas para garantir que seu regime seja um sucesso e não atrapalhe a sua saúde.

Hidrate-se regularmente

Todos sabem que beber água e manter o corpo hidratado faz bem para a saúde, mas você sabia que esse hábito também auxilia no emagrecimento saudável?

Beber água ao longo do dia, entre as refeições, reduz a fome e a retenção de líquidos. Isso significa que as refeições terão consumo menor de calorias e que seu corpo estará constantemente produzindo urina. Junto com a saída da urina, o corpo se desfaz de algumas toxinas que atrapalham o emagrecimento.

De modo geral, é recomendado que seja consumido até dois litros de água por dia. Entretanto, não é necessário se apegar a cálculos minuciosos para garantir que a quantidade de água ingerida está correta. Incluir na rotina o consumo frequente de água é suficiente para que seu corpo comece a trabalhar de uma forma mais saudável.

Beba água regularmente

Beba água regularmente

Além da água, você pode incluir os seguintes líquidos no seu regime:

  • Água de côco
  • Sucos naturais sem açúcar
  • Chás sem açúcar

Apesar de não ser proibido, é importante evitar o consumo de algumas bebidas que podem atrapalhar a perda de peso e/ou o trabalho do seu corpo. Por exemplo:

  • Refrigerantes
  • Sucos industrializados ou de caixinhas
  • Achocolatados
  • Bebidas alcoólicas

Comer com moderação

Comer com moderação

Comer com moderação

O corpo humano precisa de todos os nutrientes. Por esse motivo, dietas que propõe a exclusão de determinada categoria alimentar, como os carboidratos, são prejudiciais por dois motivos:

  1. Elas são efetivas apenas temporariamente. O peso volta rapidamente ao fim da dieta;
  2. A exclusão de carboidratos ou outros nutrientes traz prejuízos para a saúde.

Isso significa que, além de não trazer o resultado esperado, essas dietas ainda colocam seus adeptos em risco. O mais indicado é manter nas refeições os alimentos que você está habituado e gosta de comer, mas de forma moderada. Por exemplo:

  • Para os lanches: escolha entre a bolacha sem recheio ou o pão, não é necessário incluir ambos;
  • Antes das refeições principais: coma salada crua antes do almoço e antes do jantar;
  • Para almoço ou jantar: escolha entre o arroz, a batata e a massa, não é necessário incluir os três carboidratos no mesmo prato;
  • Para os sucos e iogurtes: adicione sementes como chia ou linhaça;
  • Entre as refeições: escolha três frutas que você goste e que caibam no seu orçamento e distribua o consumo delas ao longo do dia. É possível substituir lanches que incluem pães, bolos e bolachas por frutas.

Mesmo que em pequenas doses, frutas e legumes fornecem fibras e vitaminas importantes para a saúde, além de auxiliarem no trabalho de digestão, o que significa que elas são fundamentais para o emagrecimento saudável.

Coma com regularidade

Coma com regularidade

Coma com regularidade

Apesar de ser uma informação bem disseminada, alguns estudos demonstram que a regularidade das refeições é o cuidado com menor adesão entre aqueles que desejam emagrecer.

Pode parecer desnecessário, mas alimentar-se a cada 3 horas – no máximo 4 horas – é muito importante para garantir que seu corpo estará em trabalho constante e, por isso, não retenha gordura a cada refeição.

Com a regularidade das refeições, a quantidade de comida no almoço e no jantar tendem a diminuir e, com isso, seu peso será reduzido de forma natural e sem grandes esforços.

Crie o hábito de levar na bolsa ou na mochila frutas in natura ou frutas secas, para lanches rápidos. Outra opção é deixar na cozinha do trabalho um iogurte e uma porção de sementes, como chia, ou um pacote de bolachas sem recheio.

Coloque seu celular para despertar a cada 3 horas, se você achar muito difícil se habituar, altere para alarmes a cada 4 horas. Com o hábito, você poderá voltar os alarmes para intervalos de 3 horas mais tarde, sem ter tanta dificuldade de se acostumar.

Quando você não se alimenta com regularidade, seu corpo economiza calorias, uma vez que ele não sabe quando receberá alimento novamente. Com essa lógica, todo alimento consumido é transformado em estoque de gordura e, por esse motivo, seu corpo estará sempre retendo calorias para garantir que terá energia até a próxima refeição.

Reduza o sal

Reduza o sal

Reduza o sal

Apesar de ser o ingrediente mais popular em todas as gastronomias do mundo e ter benefícios quando consumido em medidas certas, o sal é um inimigo daqueles que desejam emagrecer, ao menos quando consumido em grandes quantidades.

Alimentos com muito sal fazem com que a pessoa fique inchada, o que está longe de ser o que aqueles que desejam emagrecer querem. Além disso, o sal também provoca a retenção de líquidos, outro fator que se associa ao inchaço do corpo.

Refeições com quantidades moderadas de sal podem auxiliar até duas vezes mais no processo de emagrecimento, de acordo com alguns estudiosos.

O que achou do conteúdo? Já conhecia essas dicas? Qual você acha mais difícil de seguir? Deixe um comentário e nos conte a sua opinião.

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