Os Benefícios do Chá de Alecrim

O alecrim é uma erva aromática originária do mediterrâneo, considerado como uma planta funcional, visto que, seus benefícios são numerosos tanto para uso terapêutico quanto culinário. É também uma erva cercada de misticismo e usada até mesmo para fins religiosos.

Dentre os usos medicinais, o alecrim tem sido consumido em forma de chá para auxiliar no emagrecimento, em razão de algumas de suas propriedades favorecerem o estímulo do metabolismo. Confira este artigo para saber como isso é possível, além de se informar sobre as diversas vantagens em usar o alecrim no dia a dia.

Composição e benefícios

O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios para a saúde. Ele é composto por:

  • Óleos essenciais diversos (alfa e beta-pineno, canfeno, mirceno e limoneno, cineol, alcanfor, linalol, verbinol)
  • Terpenóides (carnosol, ácido oleânico, ursólico, carnosílico)
  • Flavonóides (apigenina, diosmetina, diosmina, genkwanina, luteolina, plantagina)
  • Ácidos fenólicos (cafeico, clorogênico, labiático, rosmarínico, colina, estigmasterol, taninos.)
  • Vitaminas (A, C, B1, B2 e K)

Esses compostos apresentam propriedades eficientes para tratamentos estomacais, antiespasmódicos e emenagogos. Os ácidos rosmaridifenol e rosmariquinona são um dos mais potentes antioxidantes encontrados em ervas.

Os óleos essenciais do alecrim são utilizados em ungüentos para reumatismo, eczema, úlcera e feridas. Também são usados como estimulante, inseticida e desodorante bucal.

As vitaminas são benéficas para os olhos, pele, melhorando a imunidade além de prevenir infecções. Também agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos.

As folhas são empregadas em chás com ação carminativa, gástrica, abortiva e antiespasmódica. São misturadas com outras drogas para a prevenção de alopécia, estimulação do crescimento capilar e prevenção de caspa e oleosidade.

O chá de alecrim e seus benefícios

Alecrim
Os principais benefícios do consumo regular do chá de alecrim estão diretamente associados à presença de compostos ativos na planta, que são mantidos intactos quando o alecrim é submetido a infusão. Confira esses benefícios:

  • Combate à tosse, gripe e asma: Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma devido a sua ação expectorante.
  • Equilibra a pressão arterial: A planta medicinal possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, sendo uma aliada para tratar a pressão alta.
  • Reforça a memória: Tem o poder de reforçar o cérebro a preservar a memória. Isto se deve à dilatação dos tecidos que a planta provoca, aumentando sua irrigação e exercendo efeito estimulante.
  • Combate o stress: O ácido carnósico possui propriedades antioxidantes essenciais para o sistema nervoso, sendo assim, o alecrim ajuda a lidar com situações de stress, aumentando o fluxo sanguíneo, estimulando o cérebro e a memória, acalmando os nervos e também relaxando os músculos.
  • Tratamento de dores reumáticas e contusões: Compressas de chá concentrado de alecrim, podem ser uma solução natural para o reumatismo. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.
  • Auxilia a digestão: O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, aliviando os sintomas da má digestão e auxiliando a limpeza do fígado.
  • Tratamento para o couro cabeludo: Pode ser usado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.

Mas o Chá de Alecrim Emagrece?

O chá de alecrim por si só, não emagrece, porém por ser uma bebida diurética, ele ajuda no aumento do fluxo de urina, colaborando no funcionamento dos rins em níveis ideais para livrar do excesso de água no corpo sendo excelente para combater a retenção de líquidos.

Ele também melhora o metabolismo intestinal e garante saciedade, o que diminui a compulsão por comer. Dessa forma, se for associado a uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos ele pode colaborar nos processos que estimulam o emagrecimento.

Como usar o Alecrim

O alecrim é uma erva aromática que apresenta gosto agridoce, sendo usado em pães, preparações que contenham carne e tempero para saladas . Também é empregado em batatas fritas, caldos verdes, sobremesas, biscoitos, geléias, saladas de frutas, marmeladas e vinhos quentes.

Outra forma de uso é adicioná-lo à manteiga e a outros alimentos para aumentar o tempo de vida dos produtos, sendo um conservante natural.

Como preparar e consumir o Chá de Alecrim

Ferva 1 litro de água, desligue o fogo, coloque 1 colher de folhas de folhas de alecrim e abafe por 10 minutos. Após esfriar, coe e beba.

O ideal é tomar no máximo 3 xícaras de chá por dia, após as refeições.

Efeitos colaterais e Contra-indicações

O alecrim está contraindicado para bebês, gestantes e mulheres amamentando.

Também não deve ser usado em excesso para não causar distúrbios gastrointestinais.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *