Chá Verde: Benefícios para Emagrecer

O chá verde é uma bebida obtida da planta Camellia Sinensis. Seu nome vem do fato de suas folhas reterem a cor original por sofrerem pouca oxidação durante o seu processamento.

É uma bebida muito consumida no Oriente há milênios e que, nas últimas décadas, se popularizou também no Ocidente devido a suas propriedades medicinais. Ele é rico em substâncias antioxidantes, tanino, cafeína e flavonoides, uma classe de compostos que traz inúmeros benefícios a saúde. Um dos usos mais comuns do chá verde é como aliado para perder gordura corporal.

A origem do chá

O primeiro registro sobre o uso do chá verde foi escrito no século VIII, durante a dinastia Tang, conhecido como “Tratado de Lu Yu” que definia o uso dos chás em caráter técnico. Esse estudo definiu a China como o país responsável por inaugurar o consumo da bebida no mundo.

No Japão, a cultura do chá foi introduzida no século IX por monges budistas que levaram algumas sementes da China. O hábito foi muito bem recebido, originando uma evolução técnica, econômica, artística e até mesmo religiosa. No Japão, o chá é um representante de grande importância em cerimoniais.

Na Europa, o chá foi levado a partir do comércio estabelecido com o Oriente, por volta do século XVII. Depois pelo mesmo motivo, firmou-se também na Inglaterra, no século XVIII, tornando-se a bebida preferencial de todas as classes, estendendo-se aos outros países que sofreram influência inglesa, e assim sucessivamente. O chá é uma das bebidas mais consumidas atualmente.

Composição

O chá, em matéria seca contém em quantidades diferenciadas de acordo com a sua produção, os seguintes componentes:

  • Polifenóis, como flavonoides e catequinas;
  • Aminoácidos, como a L-teanina;
  • Vitaminas, como a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2)  e ácido ascórbico (vitamina C);
  • Cafeína e
  • Açúcares.

Benefícios do Chá Verde

  • Auxilia a cognição: Os polifenóis apresentam propriedades neuro-protetoras prevenindo doenças que afetam o desenvolvimento cognitivo, como o Alzheimer.
  • Melhora o humor: Quando a L-teanina é liberada no organismo, estimula a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados á sensação de bem estar. Também diminui a ansiedade e o estresse através dos flavonoides que controlam a noradrenalina, e,  da vitamina C, que atua no hormônio cortisol.
  • Potente antioxidante: As catequinas combatem os radicais livres, prevenindo e tratamento doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
  • Acelera o metabolismo: Os polifenóis associados a cafeína produzem efeito termogênico.
  • Combate o colesterol: As catequinas reduzem a absorção de LDL, ou seja, lipoproteínas de baixa densidade, chamadas de “colesterol ruim”.
  • Atua na composição de gorduras: As catequinas também atuam estimulando enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, fazendo com que elas sejam melhores utilizadas pelo organismo ao invés de estacionadas no tecido adiposo, reduzindo as chances de doenças como hipertensão e diabetes.

Chá verde emagrece?

Os benefícios listados acima demonstram que, por proporcionar efeito termogênico, o chá verde acelera o metabolismo, ajudando o corpo a transformar as calorias ingeridas através dos alimentos em energia. Além do mais, ele traz saciedade e reduz o acúmulo de gorduras no tecido adiposo. Essas razões tornam o chá verde um auxiliar direto na redução de gordura corporal, quando utilizado para potencializar uma dieta de emagrecimento associada a prática de exercícios físicos.

Onde encontrar e como fazer o Chá Verde

O chá pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais, supermercados e ervanários em forma de pó ou saquinhos com a planta processada. Também pode ser encontrado em forma de cápsulas em farmácias.

Ele deve ser preparado imerso de 5 a 10 minutos em água filtrada, com temperatura próxima de 90ºC (antes da fervura).

O ideal é que seja consumido diariamente no máximo 3 xícaras do chá verde.

Efeitos Colaterais e Contraindicações 

O consumo excessivo pode causar dor de estômago e insônia, e, também, reduzir a absorção de diversos nutrientes essenciais para o organismo como o ferro e cálcio.

É contraindicado para gestantes, pois ele pode reduzir o fluxo do sangue para a placenta, dificultando o desenvolvimento do feto. Não devem consumir este chá também, pessoas com hipertireoidismo, hipertensos, problemas gástricos e glaucoma.

MATCHA

O Matcha é o chá verde potencializado, feito das folhas mais jovens da planta e com os mesmos benefícios e propriedades, porém, mais concentrados, além de ser excelente para melhorar a capacidade de concentração mental.

Outra diferença é a forma de produção e apresentação. O Matcha é um pó verde que deve ser misturado em água para ser consumido. Também pode ser usado como ingrediente de receitas de bolos, pães e sucos.

O consumo diário recomendado é de 2 a 3 colheres de chá do pó de Matcha por dia, o que equivale a 2 ou 3 xícaras do chá pronto.

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