Cúrcuma Emagrece? Conheça os benefícios
A cúrcuma é uma especiaria originária da Ásia, principalmente da Índia e Indonésia. Apesar dos apelidos, não confunda a cúrcuma com o tempero nomeado somente como açafrão.
A especiaria é amplamente utilizada em algumas regiões, e recebe os mais variados nomes, dentre os quais destacam-se: Açafrão da terra, Turmérico, Raíz de sol, Açafrão da Índia, Açafroa e Gengibre amarelo
Esta especiaria é uma planta herbácea pertencente a família do gengibre. A cúrcuma possui um componente utilizado no tempero pó de caril e sua característica mais importante é a cor amarela. O pó extraído da raiz seca desta especiaria é amplamente utilizado na indústria alimentícia e farmacêutica, uma vez que a cúrcuma é comumente utilizada como corante para alimentos e medicamentos.
Além das inúmeras utilizações na culinária, a cúrcuma possui funções terapêuticas.
Rico em em fibras, vitaminas e efeito termogênico, a cúrcuma tem sido, também, uma poderosa aliada nas dietas de emagrecimento. Conheça aqui os benefícios da cúrcuma e os melhores modos de a utilizar na perda de gordura corporal.
Propriedades Nutricionais da Cúrcuma

Pó de cúrcuma
A cúrcuma contém compostos bioativos chamados curcuminóides, sendo a curcumina o mais importante deles. Esta especiaria possui efeito anti-inflamatório, antibacteriano e antioxidante significativo.
Algumas pesquisas demonstram que a inclusão da cúrcuma na dieta de pacientes com mal de Alzheimer funciona como uma medida complementar importante ao tratamento. Alguns especialistas salientam que o efeito é mais intenso quando associado à vitamina D3. Vale lembrar que o Sol é o mais importante fornecedor de vitamina D de que temos notícia, o que significa que a exposição aos seus raios pode ser uma boa ideia.
Quem possui histórico familiar de mal de Alzheimer e busca por alternativas de prevenção a inclusão da cúrcuma na dieta pode ser uma aposta interessante. Isso porque os pesquisadores relatam que a especiaria não apenas é capaz de tratar casos da doença, como demonstrou efeitos de prevenção bastante positivos.
Além do mal de Azheimer, esta familiar do gengibre contribui para tratamentos de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, comumente conhecidas como “doenças do coração”.
A ação anti-inflamatória e antioxidante da cúrcuma é responsável pela remoção de placas no cérebro, fato que a faz ser tão interessante para o tratamento e prevenção de diversas doenças conhecidas, tais como:
- Indigestão, acidez gástrica e outros problemas do sistema gastrointestinal
- Falta de apetite
- Problemas no fígado
- Artrite
- Eczema
- Reumatismo
- Psoríase
- Asma
- Cólicas menstruais
- Diabetes
A Cúrcuma realmente emagrece?
A resposta para a grande pergunta é sim. A cúrcuma realmente auxilia no emagrecimento.
A especiaria não é responsável diretamente pela perda de massa gorda do corpo, mas seus efeitos benéficos não são positivos apenas para a saúde. Os efeitos da cúrcuma com sua ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória possui umas consequências bem interessantes para quem busca pela perda de peso: a limpeza de toxinas e inflamações que normalmente estão associadas ao acumulo de massa gorda e, consequentemente, de peso.
O auxilio no processo digestivo também é importante para aqueles que buscam pela especiaria com o objetivo de perderem peso. Isso porque, com o sistema digestivo funcionando melhor, o organismo é capaz de separar as proteínas e vitaminas dos alimentos e liberar os componentes que não são interessantes para o nosso corpo mais rapidamente.
Cúrcuma: Como tomar ou consumir nas refeições?
É possível utilizar a especiaria para decorar os mais variados pratos, tais como:
- Molhos
- Sopas
- Carnes
O preparo é simples: basta dissolver o pó em um caldo quente antes de acrescentar na receita.
Outra opção é misturar uma colher de café com o pó de cúrcuma em um copo de água fervente. Deixe o líquido esfriar e pronto: você já pode bebê-lo. O mais indicado é tomar até 3 xícaras por dia. Lembre-se: o excesso nunca é positivo.
Gostou do conteúdo? Você conhecia esta prima do gengibre?
Deixe um comentário com a sua opinião e mostre esta dica para seus amigos.