Conheça os Benefícios do Gengibre
O Gengibre, conhecido também como Mangarataia, é uma planta de origem asiática de inúmeros benefícios culinários e terapêuticos. Pode ser consumido como chá, associado a sucos e/ou cozido e misturado em pratos com carnes. Ele é usado como um anti-inflamatório natural, que ajuda na digestão, é desintoxicante, bactericida, além de possuir efeito termogênico e, por isso, é muito utilizado também para favorecer a queima de gordura corporal.
O gengibre é uma planta conhecido há muitos anos. Sua origem é asiática, mas foi difundido rapidamente por países tropicais, sendo introduzido no Brasil por volta do ano de 1500.
As propriedades do gengibre foram testadas em diversos estudos científicos e foram comprovadas atividades anti-inflamatórias, antieméticas, hipoglicêmicas, antibacterianas, entre outras. Além de propriedades terapêuticas, o gengibre é de uso comum na culinária como condimento e está classificado no grupo de especiarias.
Composição
A composição química do gengibre, tem como principais componentes carboidratos e lipídeos, dentre eles ácidos graxos livres (ácido palmítico, ácido oléico, ácido linoleico), óleo-resina (homólogos de gingerol e zingerona), óleos voláteis (zingibereno, felandreno, canfeno), dentre outros. Além disso, ele é rico em vitamina B6, cobre, potássio e magnésio.
Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente devido à presença de compostos fenólicos, especialmente o gingerol, que pode exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos devido à sua ação antioxidante não enzimática.
Benefícios terapêuticos
- É um alimento afrodisíaco que ajuda a combater a fadiga, a fraqueza e a impotência.
- Previne e combate problemas gastro-intestinais, melhorando a digestão e aliviando náuseas, enjoos, gases e mau-hálito.
- Anti-inflamatório, pode ser usado para amenizar dores musculares e decorrentes da artrite .
- Combate infecções do trato respiratório como rouquidão, tosse, asma, e bronquite.
- Estimula o sistema imunológico, sendo eficaz na prevenção de gripes e resfriados. Ao induzir a transpiração e expelir calor, também alivia a febre ligeira.
- Contém propriedades antivirais, antitóxico e antifúngicas
- Estimula olfato e paladar
- Efeito diurético quando consumido em chá, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
- Termogênico, acelera o metabolismo e auxilia nos processos de perda de gordura corporal
Utilização na culinária
O gengibre possui sabor picante e pode ser consumido em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Formas de uso:
- Aromatizante de bolos, biscoitos e doces em calda.
- Atenua o sabor de carnes.
- Usando na composição de xaropes, pastilhas e cremes.
- Preparo de pudins.
- Em algumas bebidas alcoólicas e licores.
Gengibre emagrece?
O Gengibre pode ser usado para emagrecer porquê é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A termogênese é um processo ordenado pelo sistema nervoso e, uma ação que afete este sistema, pode favorecer o emagrecimento. O gengibre acelera o processo de perda de peso, também, porque proporciona melhoria na digestão dos alimentos, age como um poderoso supressor do apetite, oferecendo uma maior sensação de saciedade e seus efeitos anti-inflamatórios também ajudam a reduzir gases e inchaço da barriga.
É importante salientar que o gengibre favorece a perda de massa corporal quando associado a uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos,
Como utilizar?
A melhor forma de obter os efeitos de emagrecimento do gengibre, é consumindo o seu chá todos os dias.
Basta ralar o gengibre e adicionar uma colher de sopa para cada xícara de água que colocar na panela. Deixe repousar em fogo lento durante 15 minutos. Depois é só coar e beber.
Contra-indicações
Por acelerar o metabolismo, deve ser evitado por pessoas com hipertireoidismo.
Gestantes e crianças devem consultar um profissional especializado antes de fazer uso de gengibre.