Conheça os Benefícios do Gengibre

O Gengibre, conhecido também como Mangarataia, é uma planta de origem asiática de inúmeros benefícios culinários e terapêuticos. Pode ser consumido como chá, associado a sucos e/ou cozido e  misturado em pratos com carnes. Ele é usado como um anti-inflamatório natural, que ajuda na digestão, é desintoxicante, bactericida, além de possuir efeito termogênico e, por isso, é muito utilizado também para favorecer a queima de gordura corporal.

O gengibre é uma planta conhecido há muitos anos. Sua origem é asiática, mas foi difundido rapidamente por países tropicais, sendo introduzido no Brasil por volta do ano de 1500.

As propriedades do gengibre foram testadas em diversos estudos científicos e foram comprovadas atividades anti-inflamatórias, antieméticas, hipoglicêmicas, antibacterianas, entre outras. Além de propriedades terapêuticas, o gengibre é de uso comum na culinária como condimento e está classificado no grupo de especiarias.

Composição

A composição química do gengibre, tem como principais componentes carboidratos e lipídeos, dentre eles ácidos graxos livres (ácido palmítico, ácido oléico, ácido linoleico), óleo-resina (homólogos de gingerol e zingerona), óleos voláteis (zingibereno, felandreno, canfeno), dentre outros. Além disso, ele é rico em vitamina B6, cobre, potássio e magnésio.

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente devido à presença de compostos fenólicos, especialmente o gingerol,  que pode exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos devido à sua ação antioxidante não enzimática.

Gengibre e gengibre em pó

Benefícios terapêuticos

  • É um alimento afrodisíaco que ajuda a combater a fadiga, a fraqueza e a impotência.
  • Previne e combate problemas gastro-intestinais, melhorando a digestão e aliviando náuseas, enjoos, gases e mau-hálito.
  • Anti-inflamatório, pode ser usado para amenizar dores musculares e decorrentes da artrite .
  • Combate infecções do trato respiratório como rouquidão, tosse, asma, e bronquite.
  • Estimula o sistema imunológico, sendo eficaz na prevenção de gripes e resfriados. Ao induzir a transpiração e expelir calor, também alivia a febre ligeira.
  •  Contém propriedades antivirais, antitóxico e antifúngicas
  • Estimula olfato e paladar
  • Efeito diurético quando consumido em chá, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
  • Termogênico, acelera o metabolismo e auxilia nos processos de perda de gordura corporal

Utilização na culinária

O gengibre possui sabor picante e pode ser consumido em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Formas de uso:

  • Aromatizante de bolos, biscoitos e doces em calda.
  • Atenua o sabor de carnes.
  • Usando na composição de xaropes, pastilhas e cremes.
  • Preparo de pudins.
  • Em algumas bebidas alcoólicas e licores.

Gengibre emagrece?

O Gengibre pode ser usado para emagrecer porquê é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. A termogênese é um processo ordenado pelo sistema nervoso e, uma ação que afete este sistema, pode favorecer o emagrecimento. O gengibre acelera o processo de perda de peso, também, porque proporciona melhoria na digestão dos alimentos, age como um poderoso supressor  do apetite, oferecendo uma maior sensação de saciedade e seus efeitos anti-inflamatórios também ajudam a reduzir gases e inchaço da barriga.

É importante salientar que o gengibre favorece a perda de massa corporal quando associado a uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos,

Como utilizar?

A melhor forma de obter os efeitos de emagrecimento do gengibre, é consumindo o seu chá todos os dias.

Basta ralar o gengibre e adicionar uma colher de sopa para cada xícara de água que colocar na panela. Deixe repousar em fogo lento durante 15 minutos. Depois é só coar e beber.

Contra-indicações

Por acelerar o metabolismo, deve ser evitado por pessoas com hipertireoidismo.
Gestantes e crianças devem consultar um profissional especializado antes de fazer uso de gengibre.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *