Goji Berry Emagrece?

Goji berry é uma fruta originária das montanhas do Tibete, considerada um dos principais alimentos curativos da medicina oriental. É uma pequena frutinha seca, vermelha, semelhante às uvas passas. É conhecida pelo seu alto poder antioxidante, sendo indicada para estimular o sistema imunológico, o sistema circulatório, o desempenho sexual, a visão, e o fígado.

No Brasil, a Goji Berry ficou popular pois, entre as suas propriedades, também está a aceleração do metabolismo do corpo, sendo atribuído a isso uma alta capacidade da fruta ajudar no emagrecimento.

Características Nutricionais

A goji berry é uma das frutas mais ricas em nutrientes, e por isso considerada um superalimento. É uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais.

Contêm até 21 minerais, entre os quais zinco, ferro (mais do que a carne vermelha), cobre, cálcio, selênio e fósforo. E é uma boa fonte de vitamina A e também vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e a vitamina B6 (piridoxina).

Também se destaca na concentração de vitamina C e betacaroteno. Cada 100 gramas tem mais beta-caroteno que uma cenoura e, 40 vezes mais vitamina C que uma laranja.

Gojy berry

Benefícios

Pela quantidade de nutrientes, já é de se imaginar os inúmeros benefícios que a frutinha pode trazer ao organismo, quando consumida regularmente. Listamos a seguir alguns dos principais:

Fonte de Antioxidantes: A Goji Berry é considerada uma das maiores fontes de antioxidantes. Rica em vitamina C, vitamina E, zeaxantina e betacaroteno. O consumo diário garante a saúde da pele, cabelo e unhas, melhora a recuperação muscular, diminui o envelhecimento precoce e ajuda a combater inflamações.

Fortalece o Sistema Imunológico: Rica em Vitamina C e Glutamina, a Goji Berry é uma excelente forma de prevenção de doenças. A vitamina C aumenta o número de anticorpos e estimula a produção de leucócitos, as células que fazem parte do sistema de defesa contra a invasão de microrganismos, e a glutamina garante o fornecimento de energia para que as células do sistema imune possam combater os agentes invasores.

Previne Doenças Cardiovasculares: O beta-sisterol presente na Goji Berry tem ação anti-inflamatória e também contribui para estabilizar os níveis de LDL (colesterol ruim) e impedir a formação de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos. Também é fonte de vitamina B6, que ajuda a degradar a homocisteína, uma substância que está associada a um maior risco de doenças do coração. Consequentemente.

Previne Doenças Neurológicas: As vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos. O goji berry conta também com ácidos graxos essenciais que são necessários para a síntese de hormônios e regulamento das funções do cérebro e do sistema nervoso.

Melhora a Visão: A Goji Berry é a maior fonte de carotenoides. Este nutriente é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. A fruta também possui quantidades significativas de zeaxantinas que são responsáveis por melhorar a função da retina.

Melhora o humor: A Goji Berry possui uma alta concentração de triptofano, considerado um aminoácido essencial. Ele é precursor da serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer, bem estar e bom humor.

Melhora a libido: A fruta atua indiretamente na produção hormonal melhorando a circulação e a produção de serotonina, duas condições essenciais para o bom funcionamento da sexualidade.

Goji Berry emagrece?

A fruta é bastante popular por ser considerada um alimento que atua na perda de peso. É bom deixar claro, que nenhum alimento por si só é capaz de reduzir massa corporal quando não é associado a uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. O que acontece com a Goji Berry é que seus benefícios nutricionais atuam como um colaborador direto para os processos relacionados ao emagrecimento saudável. Isso é possível pelos seguintes fatores:

  • A Goji Berry é fonte de cromo, mineral que auxilia no controle do açúcar na corrente sanguínea e diminui a vontade de comer doces.
  • Possui uma quantidade considerável de fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuem o apetite, facilitando o controle da ingestão de calorias.
  • Possui baixo índice glicêmico característica que a torna um ótimo alimento para quem está tentando emagrecer. Isso porque grandes variações nas taxas de glicose aumentam o apetite e aceleram a liberação de insulina, hormônio que retarda o metabolismo e estimula o acúmulo de gordura. Quando comparado a outras frutas como maçãs, laranja, banana, melancia, uva passa e melão, a goji berry tem o menor índice glicêmico, (com 29). Alimentos com um IG baixo satisfazem a fome rapidamente e diminuem a vontade de comer.
  • A Goji Berry é rica em nutrientes que são convertidos em energia como cálcio e tiamina. A tiamina também ajuda a tireoide a funcionar melhor. Problemas de tireoide podem causar ganho de peso.
  • Fonte de potássio e aminoácidos, a goji berry ajuda o corpo a produzir mais hormônios de crescimento. Ter hormônios de crescimento suficientes ajuda a massa magra a transformar alimentos em energia e previne o armazenamento de calorias na forma de gordura.
  • Diminui os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. Sendo assim reduz também o esgotamento mental, fator relacionado a dificuldade em emagrecer.

Muitos fatores físicos e mentais são necessários para a redução de gordura corporal. O organismo precisa estar em condições saudáveis para que o processo de emagrecimento não o prejudique.A Goji Berry é um alimento que reduz a fadiga, aumenta a resistência, melhora o uso de oxigênio, aumenta a energia, melhora a saúde cardíaca e circulação.

Os polissacarídeos reduzem a dor muscular, as glândulas tireoide, pituitária e adrenal são fortalecidas pela goji berry, e, alguns músculos são regenerados. A goji berry também protege o fígado e elimina toxinas.

Todos esses benefícios citados, são fatores essencialmente relacionados a uma perda de peso saudável. Sendo assim, a Goji Berry pode ser citada como um alimento que ajuda no processo de emagrecimento, se usada diariamente, e associada a hábitos saudáveis de alimentação e prática de exercícios.

Como consumir a Goji Berry

Para obter o efeito medicinal, a dosagem diária recomendada de Goji Berry é entre 15 e 45 gramas. A goji berry pode ser adicionada ao cereal, misturada com outros sucos de fruta, barras de castanhas, barras de frutas, pães e bolos, saladas e sopas.

Contraindicações

O consumo do alimento não é indicado para quem faz uso de medicações diárias importantes como para o controle glicêmico e de pressão.

Acredita-se que alguma substância do goji berry interaja com um local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados, diminuindo a sua capacidade de absorção.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *