Valeriana Emagrece? Veja os benefícios

A Valeriana é uma planta medicinal originária da Ásia e da América do Norte, e, também, cultivada por todo o mundo. Conhecida também como erva de gato e erva de são Jorge, ela é usada na fitoterapia, principalmente para aliviar os estados de tensão, estresse, ansiedade e insônia.

Ela pode ser encontrada em sua forma natural em farmácias homeopáticas e/ou herbanários, e em formato de cápsulas e comprimidos em drogarias tradicionais. Atualmente, a Valeriana também tem sido usada como suplemento alimentar para auxiliar a perda de massa corporal, mas, será que ela realmente emagrece?

Composição

A Valeriana tem em sua composição, um óleo essencial com odor característico, ácido valérico, ácido tânico, alcalóides, catinina, açúcar e enzimas, como a lipase. Os seus princípios ativos são os valpropiatos, um grupo de ésteres que possuem atividade sedativa. No organismo, quando usados na dose recomendada, esses componentes atuam isentos de efeitos colaterais, o que faz com que a valeriana seja tão popular.

Benefícios da Valeriana

  • Eficaz nos casos de insônia, por possuir propriedades relaxantes e sedativas.
  • Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma erva que contribui no combate a ansiedade. A raiz da erva aumenta a quantidade de gama-aminobutírico no cérebro, uma substância que ajuda a regular as células nervosas.
  • Por ser relaxante e melhorar a qualidade do sono, consequentemente, a valeriana auxilia no controle do estresse.
  • É um antiespasmódico natural que pode ajudar a amenizar os sintomas de cólica menstrual

Emagrece, ou não?

Além dos benefícios citados, a Valeriana têm sido muito consumida por pessoas que acreditam que ela pode auxiliar no emagrecimento. Entretanto é importante dizer que ela não tem propriedades que realizem perda calórica. O que ocorre na verdade, é que, esta planta, contribui no tratamento de dois aspectos que são potencializadores no aumento de peso.

Como a valeriana reduz a ansiedade, ela evita algo muito comum de acontecer que é a alimentação por impulso. Ela também auxilia na regulação do sono, e por isso, a alimentação noturna também é evitada. Esses dois fatores colaboram na perda de massa corporal, quando estão associados a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.

Formas de uso

A valeriana pode ser usada de diversas formas, de acordo com o efeito esperado.

Chá de Valeriana: Para casos de ansiedade e nervosismo, recomenda-se preparar o chá com uma colher da raiz para cada 200 ml de água. Deixar fervendo por 15 minutos. Beber entre 1 a 3 copos por dia.

Vinho aromático: Para casos de insônia, pode ser preparado um vinho aromático, deixando 12 gramas da raiz curtir em 600 ml de vinho branco seco, por 15 dias. Depois é só filtrar e beber meio copo duas horas antes de dormir.

Como alternativa, existem as cápsulas e comprimidos que podem ser utilizadas para todas as indicações como recomendado pelas empresas fabricantes.

Efeitos Colaterais e Contra Indicações

As reações adversas são raras, se usada conforme recomendado. Entretanto, doses altas e uso contínuo podem causar dor de cabeça, vômito e estupor.

Não é recomendada a utilização da valeriana concomitantemente com fármacos barbitúricos, devido a possibilidade de excesso de sedação.

Apesar de ser um medicamento natural, crianças, gestantes e pessoas com problemas de saúde devem consultar um médico para avaliar o uso.

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