Café Verde Emagrece?

Você provavelmente já ouviu falar no café verde e os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde. Produzido com o mesmo grão do café preto tradicional, a diferença fundamental entre essas as variedades se dá graças ao processo de processamento realizado com o grão.

O café verde não passa pelo processo de torrefação, como o café tradicional. Vale destacar que é justamente nessa etapa que o café recebe o aroma e sabor agradáveis ao paladar e olfato humano. Nesse sentido, o café verde não é apreciado in natura, por ser considerado ruim.

Por isso, com o intuito de ser melhor aceito pelo mercado, o café verde começou a ser comercializado em cápsulas. E por ser um produto natural, não é necessário receituário médico para sua aquisição. As cápsulas de café verde podem ser facilmente encontradas em lojas de manipulação, de produtos naturais, de suplementos alimentares, vitaminas ou na Internet.

Benefícios do café verde

Quando torrado, o grão do café perde parte de sua contração de cafeína e ácido clorogênico. Não tendo sido exposto à este procedimento, o café verde possui doses mais elevadas destas duas substâncias. Por ser o principal responsável pelo processo de emagrecimento, o ácido clorogênico impede o organismo de fazer uso do açúcar como fonte de energia.

Na prática, isso significa que o corpo será obrigado a liberar o açúcar o mais rápido possível, juntamente com todas as substâncias compreendidas pelo organismo como “desnecessárias”, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Em outras palavras, o consumo de cápsulas de café verde evita o acúmulo de gorduras localizadas, além de equilibrar o nível de glicose do sangue.

Fora os benefícios no que tange à redução de medidas, seu efeito sobre a glicose tem feito diversos médicos indicarem este suplemento no tratamento de pacientes com diabetes. Entretanto, essa seria apenas uma forma de intensificar o tratamento já preexistente.

Apesar da ausência de comprovações científicas, alguns profissionais têm percebido que o uso das cápsulas de café verde influenciam também, na melhora do humor. Nesse sentido, alguns médicos levantam a possibilidade de fazer uso do suplemento para auxílio no tratamento de pacientes com depressão e outras doenças emocionais.

Imagem de café verde in natura

Conheça os prós e contras do consumo de Café Verde

Apesar dos benefícios significativos, nutricionistas e médicos de todo o Brasil salientam que o uso isolado do café verde não faz milagres e, muitas vezes, não é suficiente. Mesmo sendo extremamente benéfico para o corpo, as cápsulas do café verde devem ser complemento de um quadro maior de comportamentos saudáveis, incluindo reeducação alimentar e a prática frequente de exercícios físicos.

Qual medida consumir?

Estudos recentes apontam que o consumo de 3 cápsulas ao dia é suficiente para aqueles que estão na busca pela redução de medidas. O ideal é que cada cápsula seja consumida cerca de 30 minutos antes das refeições mais importantes do dia: café da manhã, almoço e jantar.

Um estudo realizado pela Universidade de Cambrigde demonstrou que essa rotina pode auxiliar na redução de até 10% do peso corporal após cerca de 60 dias, ou seja, 2 meses de utilização. Vale lembrar que os extremos nunca são a solução: muito cuidado com a forma de utilizar. A mesma pesquisa demonstrou que o uso excessivo e desregrado pode acarretar mais prejuízos à saúde que benefícios.

Cuidados com o café verde

A seguir você terá acesso à informações sobre os cuidados necessários ao uso dessa substância, afinal o uso contínuo das cápsulas de café verde pode agravar alguns diagnósticos, tais como úlcera e gastrite.

Um estudo apresentado pela Universidade de Brasília (UnB) demonstrou que o suplemento pode resultar no desenvolvimento de infecção urinária, em especial em pacientes que já possuem histórico deste diagnóstico.

Outro assunto que vem ganhando destaque é a relação do café verde com a hipertensão, esse é um tema que vem gerando posicionamentos divergentes na classe médica. Parte dos especialistas destacam que o uso destas cápsulas auxiliou na redução da pressão arterial alta de seus pacientes, o que teoricamente faria da substância um aliado importante para tratamentos de hipertensão.

Em contrapartida, certa parcela dos médicos alertam que o uso contínuo destas cápsulas agravou problemas já existentes de hipertensão entre seus pacientes. Por isso, aparentemente, sua relação com a pressão arterial necessitará de maiores estudos para que a comunidade científica chegue em um consenso.

Vale destacar que apesar de consumido em cápsulas, o café verde é um café. Ele vem do mesmo grão e da mesma colheita do café torrado tradicional. Possuindo doses ainda mais elevadas de cafeína, o uso desenfreado deste suplemento pode acarretar diversos problemas já conhecidos pelos consumidores do café preto, tais como:

  • Nervosismo;
  • Palpitações;
  • Enxaquecas;
  • Insônia;

Vale a pena consumir?

O café verde é um suplemento alimentar altamente benéfico para alguns aspectos do organismo humano, em especial entre a parcela da população que busca pela redução de gorduras localizadas. Entretanto, são inúmeros os prejuízos que esta substância pode acarretar à saúde, em especial quando consumida equivocadamente.

Nesse sentido, apesar da fácil aquisição e da não necessidade de um receituário médico, uma vez que trata-se de um elemento natural e não medicamentoso, vale destacar a importância da consulta com um médico ou nutricionista antes da decisão de fazer uso do café verde.

Existem diversas opções mais interessantes para aqueles que desejam reduzir medidas, sem necessitar se submeter à substância potencialmente perigosas. Por exemplo:

  • Cúrcuma
  • Repolho
  • Chá Matcha

Vale a pena fazer uma pesquisa apurada antes de inserir na alimentação qualquer novo elemento. Lembre-se: com a saúde não se brinca. Gostou do conteúdo? Já fez uso do café verde? Que tal deixar sua opinião nos comentários e mostrar este textos aos seus amigos?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *