Linolen emagrece?

O Linolen é uma das marcas mais conhecidas de suplementos e produtos voltados para a indústria do emagrecimento. Cada vez mais popular entre os brasileiros que buscam por ajuda para remodelar seu corpo e se acertar definitivamente com a balança, o Linolen é um destaque de vendas no mercado nacional.

Será que este produto realmente emagrece ou seu sucesso não passa de uma jogada de marketing da distribuidora associado ao desespero daqueles que buscam pela perda de medidas a todo custo? Veja algumas considerações e resultados obtidos através do consumo do Linolen e tire suas conclusões. Boa leitura!

O que é o Linolen?

Diferente da maioria dos suplementos, o Linolen não é caracterizado como apenas um produto. O Linolen é uma marca que possui uma coleção vasta de variados produtos do ramo do emagrecimento. Todos os produtos da marca Linolen são desenvolvidos pela empresa Nutrilatina, especialista na produção de itens para a indústria do emagrecimento, suplementação esportiva, saúde e beleza.

Toda a linha Linolen é voltada para o universo da suplementação e elevam o nível de energia do organismo, a fim de seus adeptos praticarem mais exercícios físicos e queimarem a gordura de forma acelerada. Confira os principais itens da linha Linolen:

Frasco com 60 cápsulas de Linolen Actmax

Linolen

  • Linolen: produzido a base de uma planta asiática rica em ômegas chamada Carthamus tinctorius. Este produto promete reduzir a circunferência da cintura
  • Actmax: composto por vitaminas B1, B2, B5, B6, C e o mineral cromo, este item promete manter o metabolismo ativo durante todo o dia
  • Lipocaps: o produto promete estimular o gasto de energia do organismo por tempo prolongado
  • Linolaser: gel que promete reduzir medidas e creme firmador que promete reduzir a flacidez da pele
  • Absolute firm: age reestruturando as fibras de colágeno e elastina do corpo, também promete combater a flacidez
  • Absolute appetite control: o produto auxilia no controle do apetite, reduzindo a ansiedade, de acordo com o fabricante

O principal ativo dos produtos Linolen é o óleo de cártamo, atuando nas gorduras localizadas com ação antioxidante, sendo o principal responsável por boa parte dos resultados prometidos pelo fornecedor do produto.

De acordo com a empresa idealizadora da linha Linolen, a Nutrilatina, o consumo adequado dessa gama de produtos agirá no organismo como um bloqueador das gorduras, além de aumentar a energia do corpo para a realização de atividades físicas por mais tempo. A empresa também afirma que a linha Linolen acelera o metabolismo, o que auxilia na queima de gorduras de forma mais rápida.

A linha Linolen realmente funciona?

Os comentários e resultados obtidos são bastante controversos, o que traz grandes dúvidas sobre a eficiência deste produto.

O óleo de cártamo é o principal ativo deste suplemento. Este ativo age diretamente nas gorduras, o que teoricamente significa que o peso e as medidas realmente deveriam reduzir. O fato da fórmula contar com condições de trabalhar a aceleração do metabolismo também fala a favor do Linolen.

A fim de comprovar sua eficácia, o fabricante costuma divulgar os resultados de um estudo conduzido na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) que averigou os resultados do consumo adequado deste produto. De acordo com o estudo:

  • O grupo de participantes que fez uso dos produtos da linha Linolen perdeu 28% mais peso quando comparado ao grupo que consumiu placebo
  • Os consumidores dos produtos Linolen perderam cerca de 15% mais circunferência da cintura, quando comparados ao grupo que não consumiu o suplemento
  • O grupo controle, ou seja, o grupo que não teve acesso a linha de produtos Linolen, teve uma redução da gordura total 10% menor, quando comparado ao grupo de participantes que fizeram uso do suplemento

O estudo encontrou estes resultados após quatro meses de consumo regular do suplemento.

Os resultados do estudo demonstram que o consumo da linha Linolen aumenta a possibilidade da perda de peso. Entretanto, vale lembrar que todos os participantes do grupo que recebeu o suplemento realizavam atividades físicas regularmente (ao menos 2 vezes na semana) e passaram por um processo de reeducação alimentar.

Apesar dos achados positivos do estudo, as dúvidas sobre os resultados reais do suplemento ainda são imensas. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de diversos profissionais da área da saúde solicitarem maiores informações acerca da pesquisa, como as circunstâncias metodológicas do estudo, e a distribuidora se recusar a fornecer qualquer dado para além destes números.

Outro fato que gera dúvidas sobre a veracidade dos resultados é a quantidade de relatos disponíveis na Internet e nas redes sociais de consumidoras dos produtos da linha Linolen que não obtiveram os resultados prometidos pela marca e, nem de perto, chegaram aos mesmos resultados do estudo divulgado.

De modo geral, as consumidoras do produto relatam que perceberam resultados no que se refere a perda de peso. Entretanto, estes resultados foram significativamente mais tímidos que os apresentados no estudo e, após um período maior de tempo fazendo uso do suplemento, o mesmo deixou de fazer efeito no organismo.

Alguns relatos recentes, divulgados entre 2017 e 2018, apresentam números bastante semelhantes:

  • Com cerca de 1 mês de uso ocorreu uma perda de cerca de 2kg
  • Com cerca de 3 meses de uso ocorreu uma perda de cerca de 4 kg
  • A partir do 5º mês de uso a redução de peso estagnou e consumidoras não viram mais diferença por um período
  • Entre o 6º e 7º mês de uso as consumidoras começaram a ganhar novamente aqueles poucos quilos que haviam perdido

Levando em consideração o resultado obtido no estudo divulgado pela distribuidora e os relatos de uma infinidade de consumidoras, é possível perceber que a linha Linolen possivelmente propicia realmente um efeito emagrecedor. Entretanto, o efeito é bastante tímido, sendo necessário vários meses de uso para reduzir poucos quilos. Além disso, o suplemento não é indicado a longo prazo, uma vez que após o 4º mês de uso (momento em que o estudo divulgado parou de realizar a análise) as consumidoras deixam de perceber resultados e, em seguida, ainda vêem seus resultados sendo revertidos e seu peso retornando.

Contraindicações da linha de produtos Linolen

O suplemento Linolen não é indicado para:

  • Crianças
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Idosos
  • Pacientes com problemas cardíacos
  • Pacientes com hipotensão (pressão baixa)

Apesar de não existir uma contraindicação direta para o restante da população, vale lembrar que a consulta médica é fundamental antes de decidir incluir ou excluir qualquer item da sua dieta, em especial um produto com tantas controvérsias e opiniões divergentes como o ocorrido com a suplementação Linolen.

Já utilizou o suplemento Linolen? Que tal deixar um comentário com a sua experiência?

Comentários
  1. VALDIRENE DE MOURA ALVES

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *