Quitosana emagrece?
Popular entre aqueles que desejam emagrecer sem muito esforço, a quitosana promete emagrecimento rápido quando aliada a uma dieta com poucas calorias, conhecida como dieta hipocalórica.
Produzida a partir das fibras de diversos crustáceos, como caranguejo, siri, lagosta e camarões, as cápsulas de quitosana prometem emagrecer a partir da absorção da gordura localizada no interior do intestino. De acordo com o marketing em torno deste suplemento, as cápsulas absorvem a gordura dos alimentos de dentro do intestino e os retiram do organismo nas fezes, juntamente com as fibras.
Com esta proposta ousada, a suplementação de quitosana tornou-se uma das preferidas entre aqueles que buscam por resultados rápidos e sem muito esforço. Mas… será que estas cápsulas realmente auxiliam no emagrecimento?
Dieta hipocalórica

Cápsulas de Quitosana são vendidas a preços acessíveis na internet
Rica em fibras de crustáceos, a quitosana promete regular o intestino, absorver a gordura dos alimentos ingeridos e trazer diversos benefícios ao organismo, principalmente quando associado a uma dieta hipocalórica, ou seja, com a menor quantidade de calorias quanto for possível.
Entretanto, diversos especialistas destacam que estas dietas hipocalóricas somente acarretam prejuízos para o corpo e para a saúde dos seus adeptos e, consequentemente, devem ser evitadas.
Qual o problema da dieta hipocalórica?
Consenso científico, hoje sabemos que dietas hipocalóricas geram:
- Má nutrição das células
- Danificação do metabolismo
- Maior dificuldade para perder peso futuramente
- Maior probabilidade do temido efeito sanfona
Dietas hipocalóricas orientam-se pelo cálculo das calorias ingeridas, prática que entrou em desuso devido aos seus malefícios para a saúde – além de comprovadamente não trazer o efeito de emagrecimento desejado.
Além disso, apesar de não ser consenso entre os antigos adeptos destas dietas, há um volume bastante alto de pessoas e especialistas que salientam que consumir tão poucas calorias como essas dietas propõe fazem com que seus adeptos passem fome.
Nutrólogos e nutricionistas concordam que a gordura não é a vilã das dietas ou da boa forma e, por isso, não deve ser temida ou evitada. De acordo com especialistas, o efeito da gordura no corpo depende do tipo de gordura que você está ingerindo.
As gorduras trans e vegetais hidrogenadas, como as encontradas em:
- Frituras de restaurantes
- Sobremesas prontas
- Sorvete
- Pipoca de micro-ondas
- Miojo
- Alimentos congelados
- Queijo ralado
- Leite integral
- Biscoitos recheados
são consideradas gorduras ruins e estas, sim, devem ser evitadas e consumidas nas menores quantidades possíveis. Além de engordar, alimentos ricos nestas gorduras fazem mal ao organismo e desregulam o metabolismo hormonal.
Entretanto, as gorduras saturadas não engordam e ainda auxiliam no fortalecimento da imunidade e na proteção do organismo a diversas doenças. Estas gorduras, consideradas “boas”, advêm dos animais e estão presentes em alimentos como:
- Carnes
- Ovos
- Abacate
- Azeite de oliva
- Castanhas
- Chocolate amargo
- Azeitonas
- Semente de girassol
- Manteiga
- Óleo de coco
Alguns estudos comprovam que uma dieta rica em gorduras boas auxilia no emagrecimento saudável e no tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Considerando os benefícios acarretados por uma dieta rica em gorduras naturais, a suplementação com quitosana é altamente perigosa para o organismo, principalmente por seu efeito de desregular o equilíbrio hormonal e calórico do corpo.
A quitosana tem algum benefício?
Apesar das informações serem controversas sobre os benefícios deste suplemento, alguns profissionais acreditam que a quitosana:
- Auxilia na cicatrização de ferimentos
- Remove proteínas dos alimentos que podem gerar alergias
- Reduz o nível de colesterol ruim (LDL)
- Redução do apetite
Apesar de alguns profissionais acreditar nesses benefícios, salienta-se que as maiores pesquisas recentes envolvendo o suplemento não encontraram mudanças ou benefícios significativos nos participantes estudados tanto no que tange a perda de peso quanto ao que tange a melhora de saúde.
O Instituto Memorial Sloan-Kattering Cancer Center (EUA) e o periódico científico American Journal of Clinical Nutrition (Reino Unido) alegam que a quitosana não é efetiva para a perda de peso e, ainda, pode gerar sérias crises alérgicas em intolerantes a frutos do mar.
Estudos conduzidos pelo Instituto Memorial Sloan-Kattering Cancer Center (EUA) demonstrou que, apesar da quitosana não ser efetiva para perda de peso, ela reduz o nível de colesterol ruim (LDL) do sangue, realmente. Entretanto, pessoas sedentárias não verão efeitos significativos, mesmo fazendo uso da suplementação de quitosana corretamente. O Instituto comprovou que os resultados são evidentes apenas entre aqueles que praticam exercícios físicos regularmente e alimentam-se de forma equilibrada e saudável.
O que fazer, então?
Além de não auxiliar no emagrecimento, o consumo da quitosana mostra-se extremamente prejudicial a alguns aspectos da saúde humana. Nesse sentido, o que é possível fazer para garantir um emagrecimento saudável e que não agrida o organismo?
Especialistas e estudiosos sobre o assunto indicam métodos naturais e comprovados pela ciência no lugar do consumo das famosas “pílulas e dietas mágicas”, que prometem resultados instantâneos e fáceis.
Lembre-se: com a saúde não se brinca. Veja algumas dicas de profissionais e estudiosos sérios que podem te ajudar a emagrecer sem correr riscos:
- Evitar carboidratos em excesso
- Preferir alimentos ricos e nutritivos ao invés de pães e massas
- Não acreditar em fórmulas milagrosas
- Apostar em estratégias de longo prazo
- Evitar dietas hipocalóricas
- Buscar acompanhamento com nutricionista e/ou médico
- Praticar exercícios físicos regularmente
A indústria farmacêutica e dos suplementos promove regularmente novas “pílulas mágicas”. Com forte apelo de estratégias de marketing, publicidade e psicologia, estes suplementos milagrosos prometem resultados inacreditavelmente rápidos e, muitas vezes, sem nenhum esforço por parte dos adeptos.
Lembre-se que receitas milagrosas não existem, e o maior objetivo destas indústrias é o lucro. Não coloque sua saúde em risco e busque por auxílio profissional sempre que estiver na dúvida.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e divulgue esta informação