Spirulina Emagrece?

A Spirulina é uma bactéria, conhecida como um tipo de alga para suplementação alimentar. Ela é  cultivada há milhões de anos pelos índios e incas da Europa e da África, e, tem sido popularizada há algumas décadas por ser uma excelente fonte de minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos. Ela possui inúmeros benefícios nutricionais para o organismo, além de ser uma excelente aliada para a perda de gordura corporal.

Propriedades Nutricionais

A Spirulina é rica em proteínas, lipídios, ácidos nucleicos, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), cobre, ferro,  magnésio, potássio e manganês.

Suas propriedades a tornam um super alimento. É uma fonte de proteína completa, superando a soja e a carne, além de conter 9 aminoácidos necessários para o organismo, sendo um alimento muito adequado para os vegetarianos.

Por ser uma boa fonte  de vitaminas e minerais, ela fornece uma alimentação segura para qualquer deficiência na dieta diária e é absorvida mais rapidamente que outras fontes como carnes e ovos.

Benefícios

Reduz o colesterol: A Spirulina possui um tipo de ômega 6 chamado gama-linolênico que reduz os níveis de LDL.

Rica em Anti-oxidantes: Possui vitamina E, selênio, carotenóides e ácidos fenólicos que ajudam na prevenção do câncer e de doenças cardíacas, além de combater o envelhecimento precoce e outros danos causados pelos radicais livres.

Previne diabetes e favorece o sistema cardiovascular: Melhora o perfil lipídico e controla o aumento de elasticidade dos vasos sanguíneos.

Melhora a imunidade: Tem ação anti-inflamatória e favorece o sistema imunológico pela sua grande taxa de zinco.

Promove saciedade: A Spirulina possui em sua composição a fenilalanina, um aminoácido essencial para o corpo, que se transforma em gel quando chega no estômago. Isso provoca a sensação de saciedade, diminuindo a fome.

Ajuda no ganho de massa muscular: O alto teor de proteínas favorece a construção e a reparação do tecido muscular, além de suas propriedades antioxidantes combaterem a fadiga dos músculos.

A Spirulina emagrece?

A Spirulina quando associada a uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos, é uma excelente aliada na perda de massa corporal. Isso porque, por ser uma alga, ela promove saciedade, ajudando a controlar o apetite.

A sua composição rica em aminoácidos, vitaminas e minerais, tornam a Spirulina um alimento ideal para controlar a absorção de gordura. Ela também é considerada um alimento de calorias negativas, ou seja, seu processo de mastigação e digestão fazem queimar energia.

Efeitos Colaterais e Contra-indicações

Embora raros, algumas pessoas podem sentir enjoos, diarreias e vômito com o uso da Spirulina. Ao surgir um sintoma indesejado o uso deverá ser suspendido e um médico deverá ser consultado.

A Spirulina não é indicada para grávidas, lactantes e crianças, e pessoas com problemas no sistema imunológico –além de pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética que incapacita a metabolização da fenilalanina.

Onde encontrar e como consumir

A Spirulina pode ser consumida em forma de pó, cápsulas ou comprimidos, em uma dosagem máxima de até 1200 mg diária. Pode ser encontrada em lojas ou mercados de produtos naturais.

 

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *