Mito ou verdade: Cinta modeladora realmente emagrece?

A cinta modeladora é um acessório amplamente difundido entre o público feminino. O maior objetivo com o uso deste produto é alcançar um dos padrões estéticos mais cobiçados pela rede midiática: o conhecido “corpo violão”. A fim de alcançar uma silhueta bem definida, com uma cintura fina, o público feminino faz uso de todo tipo de medicamentos, dietas e acessórios.

Em meio a imensa quantidade de informações e notícias apresentadas pelas revistas, programas televisivos, profissionais de saúde e estética e Internet, é difícil distinguir as verdades e os mitos sobre alimentos, exercícios, acessórios e demais aspectos que possam ser efetivos para a aquisição do “corpo dos sonhos”, sem colocar a saúde em risco, é claro.

A cinta modeladora está em alta, sendo adquirida e utilizada por muitas mulheres em todo o ocidente, principalmente no continente americano. O fator mais importante no “bum” deste acessório é o grande volume de artistas que são vistas com esta cinta durante a realização de exercícios físicos. Mas… será que a cinta modeladora realmente ajuda as mulheres a perderem aquela gordurinha indesejada na região da cintura?

Os efeitos da cinta modeladora no seu corpo

Imagem de cinta modeladora na cor preta

Cinta modeladora na cor preta

Quais os efeitos do uso contínuo da cinta modeladora no seu corpo? De acordo com diversos médicos e fisioterapeutas, a utilização de cintas muito apertas podem prejudicar a sua saúde de diversas formas. Os danos mais prováveis são:

  • Prejuízo na circulação sanguínea e na movimentação natural dos músculos;
  • Falta de ar;
  • Desenvolvimento de hematomas e machucados na pele da cintura e da barriga.

Além desses fatores, os especialistas salientam para o cuidado com o material utilizado na confecção desse acessório. Esse alerta é importante, uma vez que é possível o desenvolvimento de alergias ou à não adaptação ao modelo, material ou aviamentos do acabamento da cinta modeladora.

Os profissionais da saúde relatam que a utilização eventual pode não gerar problemas, o que significa que a cinta pode ser utilizada por pequenos períodos, como para ir a uma festa ou jantar. Todavia, o material é altamente prejudicial se o objetivo da paciente for utilizar diariamente, comportamento que aparentemente está em alta entre o público feminino, em especial entre as recém mães.

Verdade ou mentira: A cinta modeladora ajuda a emagrecer?

Que a cinta modeladora é prejudicial à saúde se utilizada em excesso você provavelmente já entendeu, mas será que ela ajuda na perda de medidas? A resposta nesse caso é não, a cinta modeladora não é eficaz para a redução de medidas do manequim.

O acessório comprime a barriga, o que destaca a cintura e a faz parecer menor e mais esbelta. Porém, este é um efeito temporário. A silhueta volta ao desenho normal imediatamente após o uso, o que significa que a utilização desta cinta não possui nenhum efeito à longo prazo – à exceção, talvez, dos malefícios à saúde.

Preocupados com esta moda que pode acarretar sérios problemas de saúde para essa parcela da população, diversos especialistas salientam que não existe nenhuma comprovação científica de que a cinta modeladora possua o poder de auxiliar na redução de medidas abdominais.

Sendo assim, considerando que a cinta modeladora possui efeito apenas temporário e ainda pode gerar diversos danos à saúde, qual o objetivo com a aquisição e uso deste acessório?

Caso você possua uma data importante e não tenha tempo para apostar em uma dieta adequada e atividades físicas, a utilização da cinta modeladora pode ser uma alternativa interessante. Porém, lembre-se que seu uso é extremamente desaconselhado, principalmente em excesso.

Como realmente modelar seu corpo

Aparentemente, não há milagres e nem atalhos para aquelas que querem reduzir suas medidas abdominais. O ideal continua sendo a solução já tão conhecida entre o público feminino: reeducação alimentar aliado à prática de exercícios físicos. Mas além dessas técnicas, você também pode apostar na sua postura.

Quanto melhor a sua postura e quanto mais tempo você conseguir manter a sua barriga para dentro, mais forte os seus músculos abdominais ficarão. Com os músculos da região abdominal fortalecidos, você terá mais facilidade de diminuir o volume da região sem precisar se expor à técnicas duvidosas e prejudiciais.

Você já sabia dos malefícios da cinta modeladora? Possui uma em casa? Que tal deixar um comentário com a sua experiência e opinião sobre o assunto? Você também pode aproveitar e mandar essas dicas para todas as suas amigas, que tal?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *